Quatro concorrentes participam do certame cuja abertura das propostas comerciais ocorrerá em 10 de junho
O Metrô de São Paulo deu mais um passo para levar à frente a Linha 20-Rosa nesta segunda-feira, 3, quando classificou todos os licitantes que participam da concorrência do projeto básico do ramal.
Quatro consórcios entregaram propostas à companhia em abril, o L20 Projetista, o MNEPI Linha 20, Sener Setepla – Egis – Setec e CAS L20 — Civil — Arquitetura — Sistemas.
A aprovação pela comissão de licitação significa que as propostas estão em acordo com o edital, o que permitirá o passo seguinte, a sessão pública de abertura das propostas comerciais.
Essa etapa está marcada para a semana que vem, no dia 10 de junho. Nesse mesmo dia serão divulgadas as notas técnicas dos quatro concorrentes.
Só então, o Metrô fará o julgamento da proposta mais vantajosa.
Concessão à vista em 2025
O projeto básico permitirá que o governo possa ter uma visão mais clara dos custos e desafios técnicos do empreendimento, que compreende cerca de 33 km de via operacional e 24 estações.
A Linha 20-Rosa ligará o ABC Paulista à região da Lapa, passando pela Zona Sul da capital e bairros como Moema, Vila Olímpia, Itaim Bibi e Pinheiros.
Segundo os planos da atual gestão, o ramal será parte de uma concessão à iniciativa privada em conjunto com a Linha 1-Azul.
O cronograma da Secretaria de Parcerias em Investimentos, que lidera o projeto, é levar a concessão à leilão em 2025 para que a assinatura do contrato ocorra em 2026.
(Fonte: Metrô CPTM)