LegislaçãoPortarias

Portaria n° 2.050, de 18 de maio de 1992

No uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art.  1° da Lei nº 8.057, de 29 de junho de 1990, e tendo em vista o disposto no Decreto nº 449 de 17 da fevereiro de 1992

Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado 
Secretaria de Recursos Logísticos e Tecnologia da Informação

 

O SECRETÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art.  1° da Lei nº 8.057, de 29 de junho de 1990, e tendo em vista o disposto no Decreto nº 449 de 17 da fevereiro de 1992, considerando:

 

a) que a implementação de uma metodologia de catalogação de materiais e serviços permitirá otimizar os processos de aquisição de bens e serviços para o Setor Público, proporcionando avanço tecnológico compatível com uma política organizacional voltada para a implantação e manutenção da prática permanente da qualidade;

b) a necessidade de uniformização de procedimentos, a fim de se obter uma melhor gestão das compras governamentais, através do efetivo acompanhamento e controle dos processos licitatórios;

c) que a potencialidade do consumo proporcionará subsídios para o desenvolvimento de uma política tecnológica-industrial consentânea com os padrões de qualidade e produtividade requeridos pela Administração Pública Federal;

d) que a adoção de linguagem uniformizada na área de administração de Materiais certamente possibilitará a elevação do grau de confiabilidade das informações viabilizando programas de racionalização e controle de estoques, assim como o efetivo intercâmbio entre os órgãos e entidades governamentais, resolve:

Art. 1º Ficam instituídas a Matriz de Classificação de Materiais (Anexos I e II) e a Matriz de Classificação de Serviços ( Anexo III), de conformidade com o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade – PBQP, com o objetivo de estabelecer padrão para Catalogação de Materiais e Serviços nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta autárquica e fundacional integrantes do Sistema de Serviços Gerais – SISG.

Parágrafo único. Os órgãos e entidades controlados direta ou indiretamente pela União, não integrantes do Sistema de Serviços Gerais, aplicarão, no que couber, as normas constantes desta Portaria.

Art. 2º Os Padrões Descritivos de Materiais – PDM deverão, quando da sua elaboração, guardar estreita relação com a linguagem comercial predominante, a fim de viabilizar o acompanhamento sistemático das linhas de produtos, a nível nacional.

Art. 3º As matrizes de que trata esta Portaria servirão de base para o desenvolvimento do Catálogo Unificado de Materiais e Serviços, do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF e do Sistema Integrado de Registro de Preços – SIREP, visando assegurar maior consistência aos dados e garantir a confiabilidade e qualidade das informações.

Art. 4º As propostas de inclusões de materiais e serviços serão elaboradas na conformidade do modelo descrito no anexo IV adotando-se as Relações de Linhas de Fornecimento (Anexos V e VI).

Art. 5º As alterações que se impuseram, bem assim as dúvidas porventura existentes serão processadas e dirimidas pela Secretaria da Administração Federal do Ministério do Trabalho e da Administração.

Art. 6° Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições, em contrário.

 

CARLOS MOREIRA GARCIA

D.O.U. 21/05/92

Related posts
DecretosLegislação

DECRETO Nº 12.343, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2024

DECRETO Nº 12.343, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2024 Vigência Atualiza os valores estabelecidos na…
Read more
DecretosLegislação

DECRETO Nº 11.890 DE 22 DE JANEIRO DE 2024

Data de assinatura: 22 de Janeiro de 2024 Ementa: Regulamenta o art. 26 da Lei nº 14.133, de 1º de…
Read more
DecretosLegislação

DECRETO Nº 11.878, DE 9 DE JANEIRO DE 2024

Regulamenta o art. 79 da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, para dispor sobre o procedimento…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *