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MT: Licitação para regularizar transporte intermunicipal entra na reta final

O Governo do Estado de Mato Grosso, informou que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística – Sinfra, realizou nesta na manhã desta quarta-feira (26), a última etapa da licitação definitiva para regularizar a concessão do Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso.

Os trechos que fazem parte do certame atendem aos Mercados Intermunicipais de Transporte de Passageiros (MIT) das regiões de Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Garças, São Félix do Araguaia, Cáceres, Tangará da Serra, Alta Floresta e Sinop – e vão beneficiar todas as cidades do Estado. Confira mais abaixo todas as cidades beneficiadas.

A fase de habilitação técnica é a última etapa da licitação, que é considerada um marco em Mato Grosso, pois é realizada após mais de duas décadas de tentativas e vai pôr fim à atuação de empresas de transporte coletivo que não têm contrato formal e atuam de maneira precária no Estado. O prazo de concessão estimado é de 20 anos.

Na ocasião, será realizada a sessão pública de abertura de envelopes para a habilitação técnica das oito empresas que disputam os oito mercados intermunicipais de transporte de passageiros que compõem o sistema rodoviário e abrangem os 30 municípios-polos. A licitação foi transmitida pelo canal do Youtube da Sinfra.

Participam dessa etapa as empresas Exclusivetour (Marianny transportes Rodoviários Eireli-ME), Pevidor Turismo Eireli-ME, Viação Araés Ltda – EPP, Rio Novo Transportes e Turismo Ltda, Expresso Satélite Norte Ltda, Viação Juína Ltda, Áries Transportes Ltda e AM Transportes e Turismo Ltda.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, esta é mais uma grande ação do Governo do Estado para destravar o sistema de transporte intermunicipal. O início do processo foi em 2019, com a realização de um chamamento emergencial que culminou na assinatura de 12 contratos temporários – que serão encerrados assim que as empresas vencedoras da licitação assumirem o serviço.

“Mato Grosso está dando um passo histórico com a conclusão desse processo, que muitos estados iniciam e não conseguem concluir em razão da complexidade. É uma licitação que vai trazer benefícios aos usuários do transporte, com segurança no ir e vir desses usuários, já que as empresas têm, como uma das obrigações, investir no transporte de qualidade”, disse.

As empresas que participam dessa fase de habilitação técnica já foram aprovadas na fase de garantia da proposta, além das propostas de preço, no qual os concorrentes apresentam o coeficiente tarifário previsto por quilômetro. Vencerá o certame a empresa ou consórcio que ofertar o menor coeficiente tarifário previsto para cada lote.

Os lotes estão divididos nas categorias básica (lote I), na qual os ônibus fazem paradas em várias localidades, e na categoria diferenciada (lote II), com linhas que atendem apenas as cidades-polós de cada região/mercado intermunicipal. Já os mercados estão dividos nas regiões de Cuiabá (MIT 01), Rondonópolis (MIT 02), Barra do Garças (MIT 03), São Félix do Araguaia (MIT 04), Cáceres (MIT 05), Tangará da Serra (MIT 06), Alta Floresta (MIT 07) e Sinop (MIT 08), mas atendem vários outros municípios.

Fonte: Revista do Ônibus

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