Notícias

Ministério dos Transportes suspende novas licitações

Foi determinada nesta terça-feira a suspensão por 30 dias de novas licitações e aditivos de impacto financeiro a contratos em curso no Dnit e na Vale

 

 

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, determinou nesta terça-feira a suspensão por 30 dias de novas licitações e aditivos de impacto financeiro a contratos em curso no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e na Valec.

 

A ordem foi dada aos dois novos diretores das empresas: José Sadok de Sá, do Dnit, e Antônio Felipe Sanchez Costa, da Valec. Na prática, significa que não pode haver novos contratos nos órgãos e que os contratos que estão em vigência não podem ser majorados.

 

Segundo a nota do ministério, a suspensão é cautelar.

 

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, informou ainda que aceitou o convite para participar de audiência no Senado, nas comissões de Serviços de Infraestrutura e de Meio Ambiente. O encontro acontecerá na próxima terça-feira, dia 12.

 

As suspeitas de corrupção no Ministério dos Transportes, no Dnit e na Valec incluem um esquema de superfaturamento de obras e recebimento de propina que beneficiaria o PR. O partido controla a pasta desde o governo de Luiz Inácio Lula da Silva e é um dos principais aliados do governo.

 

No sábado, com a divulgação das suspeitas pela revista “Veja”, quatro integrantes da cúpula do ministério foram afastados por determinação de Dilma. Apesar das acusações, Dilma decidiu manter Nascimento no cargo.

 

ADITIVOS

 

Reportagem da Folha desta terça-feira mostrou que o Ministério dos Transportes aumentou neste ano os valores de pelo menos 11 contratos de obras em estradas e ferrovias que tiveram irregularidades apontadas pelo TCU (Tribunal Contas de União).

 

A verba extra para as obras sob suspeita soma R$ 113,5 milhões. O dinheiro foi destinado a empreiteiras e consultorias técnicas por meio de termos aditivos, que são acréscimos ao valor original dos contratos.

 

(Fonte: Folha de S. Paulo)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *