Notícias

Itapira decreta situação de emergência por conta do coronavírus; veja outras cidades

Medida permite que prefeituras adquiram bens, serviços e insumos para enfrentamento da epidemia sem necessidade de licitação. Veja outras ações na cidade.

Itapira (SP) decretou situação de emergência de saúde por causa da pandemia do novo coronavírus. A medida foi assinada na noite desta terça-feira (17) no Diário Oficial do município e autoriza a Prefeitura a comprar ou locar materiais, serviços e insumos para enfrentamento da doença sem necessidade de licitação. Além da cidade, Valinhos (SP), Hortolândia (SP) e Sumaré (SP) também decretaram situação de emergência e Americana (SP) publicou estado de atenção por conta da Covid-19 na região. Nenhuma das cinco cidades tem casos confirmados do vírus.

O decreto traz recomendações e determinações de ações preventivas para evitar a disseminação do coronavírus. A prefeitura pede que a população siga as orientações de higienização das mãos, evite aglomerações e fique em casa.

A Prefeitura também disponibiliza o número (19) 99984-6690 para troca de mensagens por aplicativo para quem busca orientações caso apresentar sintomas da doença. Pessoas com sintomas graves devem procurar o Pronto Socorro, informou a administração municipal.

Casos suspeitos
Até terça, Itapira registrou três casos suspeitos de coronavírus. Uma mulher, de 41 anos, viajou para o Nordeste e teve contato com um paciente que testou positivo para o Covid-19. Ela está internada em isolamento na Santa Casa da cidade.

Outra mulher, de 45 anos, que voltou de Portugal e apresentou sintomas leves do vírus. Um homem, de 57 anos, voltou da Itália e também apresentou sintomas leves da doença. Os dois pacientes estão isolados em casa.

O município também monitora todas as pessoas que tiveram contato com os casos suspeitos.

Valinhos investiga 22 casos suspeitos, Hortolândia tem 12 monitorados, Americana investiga três casos e Sumaré analisa 2 casos suspeitos, segundo último boletim epidemiológico divulgado pelas cidades.

Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após a confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu com os moradores dessas cidades.

Da região, apenas Campinas registra casos confirmados do Covid-19. De acordo com a prefeitura, dois pacientes testaram positivo – uma estudante de medicina, moradora da capital, e uma mulher de 48 anos, que está internada na UTI do Hospital PUC-Campinas.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, São Paulo possui 164 casos confirmados do novo coronavírus: 156 na Capital, 1 em Guarulhos, 1 em Santana do Parnaíba, 1 em Ferraz de Vasconcelos, 1 em Carapicuíba, 1 em São Bernardo do Campo, 1 em São Caetano do Sul, 1 em Santo André e 1 em Mauá. O estado de São Paulo também investiga 5.047 casos.

O Ministério da Saúde também disponibiliza um aplicativo para celular Android e IOS sobre o coronavírus.

(Fonte: G1 – Campinas e Região)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *