Notícias

Começa processo de licitação para transporte público nos distritos de Campos, no RJ

Locais mais distantes serão atendidos por vans e micro-ônibus, enquanto área urbana será atendida por empresas de ônibus.

A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, realiza nesta sexta-feira (26) a licitação para o serviço de transporte coletivo que vai atender os distritos do município no novo sistema de transporte.

As linhas distritais serão atendidas por vans e micro-ônibus que levarão os passageiros até terminais próximos à área urbana. A área urbana será atendida pelas empresas de ônibus.

Segundo a Prefeitura, para participar do processo de licitação é necessário ser pessoa física com experiência anterior no transporte de passageiros e será avaliada, ainda, a idade do veículo, presença de multas na Carteira de Habilitação. Além da participação em cursos voltados ao aperfeiçoamento no transporte de passageiros.

A proposta do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) é implantar o sistema tronco-alimentador, que terá seis terminais de integração, um para cada região.

“A licitação é o primeiro passo. Preencheremos, através dos permissionários individuais, as linhas alimentadoras que atenderão a toda área distrital. Nela reside cerca de 30% da população que depende diariamente do transporte e há muito tempo não tem um serviço de qualidade”, disse o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha.

A ligação entre as linhas tronco (ônibus) e linhas alimentadoras (vans e micro-ônibus) será feita pelo cartão integração e sem custo adicional para o usuário.

Novo sistema de transporte público
Campos tem cerca de 500 mil habitantes e 4 mil quilômetros quadrados de área. O perímetro central, com 1,5% da área total do município, concentra 72% de toda a população (360 mil habitantes), enquanto os distritos, com 98,5% da área do município, concentram 28% da população (140 mil habitantes).

Os passageiros da área central serão atendidos pelas empresas de ônibus e as áreas mais distantes passarão a ser atendidas pelo transporte alimentador com vans e micro-ônibus.

Para que esta integração seja feita, o município foi dividido em seis áreas, e cada uma terá um terminal, onde o passageiro poderá trocar de veículo. Os terminais serão Bela Vista, Cepop, Dical, BR-356, RJ-158 e Shopping Estrada.

De acordo com o edital de licitação, a permissão para operar o sistema alimentador com vans e micro-ônibus será concedida a pessoas físicas, similar ao que acontece com os taxistas que atuam no município. O prazo de concessão será de 10 anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Seis terminais ligarão seis regiões do município com a área central. Os distritos de Mussurepe, Santo Amaro, São Sebastião e Tocos ficam no setor A; o setor B é composto por Martins Lage (Venda Nova e Campo Novo); no setor C estão Santa Maria, Santo Eduardo, Morro do Coco, Vila Nova e Travessão; o setor D compreende Três Vendas e Sapucaia; o setor E, Santa Cruz; o setor F é Ibitioca, Serrinha, Dores de Macabu.

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *