Sistema terá 6 linhas que circularão pelo Centro; tarifa ficará em torno de R$3,50
Com as obras do túnel ferroviário sob o Morro da Providência entrando na reta final, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp) começa a escolher, em outubro, o consórcio que fará a implantação e a operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Zona Portuária. Orçado em R$ 1,1 bilhão, o sistema, com seis linhas e 42 estações, já tem garantidos R$ 582 milhões do governo federal, através do PAC da Mobilidade. Mas a implantação dos bondes modernos deverá exigir repasses da prefeitura para cobrir as gratuidades do transporte (idosos e estudantes) e garantir uma tarifa acessível. Segundo o presidente da Cdurp, Jorge Arraes, o edital deverá prever que o consórcio que apresentar a maior fatia de recursos privados, diminuindo a participação da prefeitura, vencerá a licitação.
— É uma concessão patrocinada. Vamos ter uma parte de obra pública com recursos da União. E haverá remuneração da prefeitura ao consórcio. Esses repasses de recursos públicos serão pagos ao longo do período de concessão. A fatia de recursos privados tem peso na proposta do concorrente — explica Arraes.
Ainda de acordo com o presidente da Cdurp, os cálculos sobre o valor do bilhete do VLT ainda não foram concluídos. Mas a previsão é que ele custe aproximadamente R$ 3,50, podendo ser usado num prazo de duas horas. A engenharia financeira prevê ainda que o VLT faça parte do Bilhete Único Carioca (BUC), podendo operar a integração com trens e metrô. Nesse caso, a arrecadação do BUC, que hoje custa R$ 3, seria rateada pelos meios de transporte. Para viabilizar economicamente o projeto, o prazo de concessão, que inicialmente era de 25 anos, também mudou, passando para 30 anos.