Notícias

Vencedor da licitação do trem-bala terá 5 anos para transferir tecnologia

O prazo para que o processo se inicie é de dois anos a partir da aprovação do programa de transferência tecnológica

 

O consórcio que vencer a primeira etapa de licitação do trem-bala – a de seleção da tecnologia que será empregada no projeto – terá de concluir o processo de transferência de tecnologia em cinco anos, contados a partir da entrada em operação do empreendimento. Hélio Mauro França, superintendente-executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), disse à Agência Estado que o prazo para que o processo se inicie é de dois anos a partir da aprovação do programa de transferência tecnológica.

Conforme já anunciado pela ANTT antes do fracasso do leilão em 11 de julho, o processo de seleção da empresa que receberá a tecnologia que será usada no Trem de Alta Velocidade (TAV) ocorrerá de forma conjunta entre governo e iniciativa privada, atendendo ao pleito dos investidores interessados, que temiam que a tecnologia acabasse parando nas mãos de empresas concorrentes.

A partir das mudanças no processo de licitação, que separou a contratação da tecnologia que será adotada das obras de engenharia, foi estabelecido também que o desenvolvimento de todo o programa de transferência tecnológica será elaborado pelo consórcio vencedor e pela Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav), estatal criada especialmente para o projeto.

“O concessionário que vencer essa primeira fase é que terá a responsabilidade de fazer a transferência tecnológica. Antes, essa obrigação era compartilhada pela empresa de tecnologia e pelas construtoras”, comparou França.

 

Por: Karla Mendes, da Agência Estado
(Fonte: Estadão)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *