Notícias

Unesp tentará no STF reaver concessão TV pública

 

De acordo com a sentença em primeira instância, não houve licitação para a concorrência dos serviços de concessão de radiodifusão de sons e imagens com fins exclusivamente educativos.

 

 

O departamento jurídico da Universidade Estadual Paulista (Unesp) está preparando a documentação para entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal contra a decisão da Justiça Federal, que determinou a retirada do ar do sinal da emissora de televisão pública de Bauru (SP). As informações são do G1.

 

De acordo com a sentença em primeira instância, não houve licitação para a concorrência dos serviços de concessão de radiodifusão de sons e imagens com fins exclusivamente educativos. Na segunda-feira (10/12), o Tribunal Regional Federal da 3ª Região negou o pedido de liminar para que a TV Unesp pudesse continuar operando.

 

De acordo com o juiz da 1ª Vara Federal de Bauru, Roberto Lemos dos Santos Filho, a outorga de concessão de serviços públicos sempre deve ser precedida de licitação. “A ação pede o cancelamento da concessão por falta de concorrência pública. Quando isso não ocorre, a emissora se torna um veículo pirata. A ausência de licitação é contrária aos princípios da administração pública, como a legalidade, a impessoalidade e a moralidade”, informa.

 

A ação civil pública foi ingressada pelo Ministério Público Federal de Bauru. A decisão também pediu a lacração dos transmissores da TV Unesp. Já o juiz Roberto Lemos enfatiza sobre o uso inadequado de concessões. “Elas são usadas como ‘moeda de barganha’ entre governo e políticos. A estratégia é fartamente utilizada no país. Uma prática conhecida como ‘coronelismo eletrônico’, que deve ser combatida”.

 

A TV Unesp tem 48 funcionários contratados. Segundo a diretora substituta da emissora, Cleide Portes, os profissionais continuam produzindo conteúdos para os 11 programas que fazem parte da programação. No entanto, todo material está sendo veiculado exclusivamente pela internet.

 

A emissora entrou no ar pela primeira vez em 1º de agosto deste ano, no dia do aniversário de Bauru, com o programa ‘Unesp Notícias”, telejornal com reportagens de utilidade pública, prestação de serviço, cultura e ciência.

 

(Fonte: Consultor Juridico)

 

Related posts
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more
Notícias

Chapadão do Sul abre licitação para contratação de fretamento de ônibus em secretarias

O credenciamento e o recebimento das propostas ocorrerão no dia 3 de junho de 2024 O município de…
Read more
Notícias

Após suspender licitação para via expressa dentro de parque, governo do Pará diz que vai readequar projeto

Prolongamento da Rua da Marinha tinha sido apresentado em fevereiro de 2024 e cortava o parque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *