Notícias

Planejamento debate o futuro das compras públicas sustentáveis

O Ministério do Planejamento (MP) participa na tarde desta quarta-feira (12), de debate na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. 

O Ministério do Planejamento (MP) participa na tarde desta quarta-feira (12), de debate na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. O secretário-adjunto de logística e tecnologia da informação (SLTI/MP), José Renato Corrêa de Lima, irá debater os desafios, oportunidades e o futuro das compras sustentáveis.

 

Lima explica que no âmbito da administração pública federal já existe um conjunto de leis e regulamentos que orientam as compras e contratações com um viés que privilegia a economia sustentável. “O marco normativo criado em 2012 deve ampliar as aquisições desses produtos e serviços, pois agora os órgãos públicos têm de criar o seu próprio Plano de Logística Sustentável (PLS)”, disse.

 

As regras para a elaboração dos PLS foram estabelecidas pela Instrução Normativa nº 10, de novembro deste ano. Os planos serão ferramentas para implementar práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos. Além das compras sustentáveis, os planos devem compreender também temas como qualidade de vida no trabalho e coleta seletiva.

 

Para elaborar os seus PLS, os órgãos podem observar as seguintes iniciativas: Programa de Eficiência do Gasto Público (PEG); Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel); Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P); Coleta Seletiva Solidária; Projeto Esplanada Sustentável (PES) e Contratações Públicas Sustentáveis (CPS).

 

De acordo com dados do Portal de Compras do Governo Federal (Comprasnet), foram adquiridos, até setembro de 2012, cerca de R$ 25,8 milhões em bens e serviços que levam em consideração critérios ambientais, sociais e econômicos em todas as etapas do seu ciclo de produção. “A tendência é que este número cresça bastante nos próximos anos”, explica Lima.

 

Além do secretário-adjunto, participam do debate representantes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da própria FGV. Na ocasião, será lançado o livro “Compra Sustentável: a força do consumo público e empresarial para uma economia verde e inclusiva”.

 

COMISSÃO

Os órgãos públicos têm até a próxima sexta-feira, 14, constituir a Comissão Gestora dos PLS. O prazo de trinta dias também foi estabelecido pela Instrução Normativa nº 10. Esta comissão terá 180 dias, contados a partir da publicação da norma pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), para publicar na internet o seu plano.

 

(Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão)

Related posts
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more
Notícias

Chapadão do Sul abre licitação para contratação de fretamento de ônibus em secretarias

O credenciamento e o recebimento das propostas ocorrerão no dia 3 de junho de 2024 O município de…
Read more
Notícias

Após suspender licitação para via expressa dentro de parque, governo do Pará diz que vai readequar projeto

Prolongamento da Rua da Marinha tinha sido apresentado em fevereiro de 2024 e cortava o parque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *