Notícias

Tribunal de Contas decide suspender licitação para o alargamento da praia em Balneário Camboriú

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) vai suspender o processo de licitação para o alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (12) à tarde, em sessão plenária, e vale a partir da fase de tomada de preços. Isso significa que o município pode seguir com o processo, que já está em andamento, até a fase de apresentação de propostas – mas deverá aguardar análise do Tribunal antes de assinar contrato com a empresa vencedora.

O relator, conselheiro Cléber Muniz Gavi, seguiu entendimento da área técnica do TCE. O parecer foi aprovado pelos demais conselheiros.

A suspensão ocorre por “indícios de sobrepreço” nos serviços previstos no edital – ou seja, suspeitas de que o valor orçado pela prefeitura esteja acima dos preços praticados no mercado. O valor de referência da licitação é de R$ 85 milhões.

O Tribunal teria usado, como comparação, o levantamento de preços feito para a obra de Canasvieiras, em Florianópolis, que custou cerca de R$ 10 milhões. A tendência é que a prefeitura conteste o modelo, uma vez que o volume de trabalho em Balneário Camboriú é maior, assim como a distância entre a praia e a jazida de onde a areia será retirada.

Como a licitação pode seguir, por enquanto, até a fase de apresentação de propostas, fontes ouvidas pela coluna acreditam que o município terá tempo hábil de esclarecer a situação. Mas tudo dependerá do entendimento dos conselheiros.

Além de sustar o edital de licitação, a decisão determina que o secretário de Compras de Balneário Camboriú, Samaroni Benedet, seja ouvido sobre os preços estipulados no processo.

A prefeitura de Balneário Camboriú se manifestou na manhã desta quinta-feira (13), por meio de nota:

“O TCE determinou que ao abrirmos a proposta de preços deveremos encaminhar documentos para análise. Esse é um procedimento cautelar, já nos deparamos com esse mesmo tipo de questionamento em outras licitações do munícipio e conseguimos, com informações e esclarecimentos, dar sequência nos certames, sem maiores dificuldades.

A análise preliminar do TCE compara a licitação de Balneário Camboriú com a de Canasvieiras, o que não é razoável já que as nossas condicionantes são muito mais complexas e a obra de Balneário Camboriú é de um porte muito maior e tem especificidades que não se comparam com a obra executada em Canasvieiras.

As principais diferenças entre as duas licitações são o volume de areia a ser dragada, profundidade e distância da jazida. Só para aprofundar um exemplo, os estudos apontaram que a areia ideal que deve ser utilizada para a reestruturação da Praia Central está numa jazida a 15km da Costa e tem 35m de profundidade enquanto a de Canasvieiras estava a 1 km da Costa. Além disso, de acordo com a documentação, que já verificamos na licitação, as dragas estão fora do Brasil, o que dá uma diferença de logística.

Por fim, a quantidade de areia necessária para a Praia Central é 7 x maior da que utilizada em Canasvieiras. Teremos que dragar 2,1 milhões metros cúbicos de areia e a obra de Floripa 300 mil metros cúbicos de areia, o que demonstra que a comparação não é viável”.

(Fonte: NSC Total)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *