Notícias

Transparência: Durante a pandemia, prefeitura de macapá disponibiliza no pportal contratos emergencais e dados epidemiológicos no combate à COVID-19

A transparência pública em Macapá tem apresentado muitas evoluções nos últimos anos, chegando a este ano as excelentes pontuações no ranking de avaliação de transparência durante a pandemia, obtendo primeiros lugares tanto na divulgação em seu portal com contratos emergenciais, como dados epidemiológicos. Devido à pandemia da Covid-19, os métodos de controle dos gastos públicos foram flexibilizados, com a lei que estabeleceu o estado de calamidade pública em todo o país, autorizando a liberação de verbas acima das metas fiscais, mas criou regras excepcionais para as contratações, tanto com dispensa de licitação quanto por pregões abreviados.

Buscando garantir a fiscalização dessas negociações, a ONG Transparência Internacional realiza o ranking de transparência nas contas públicas durante o combate à Covid-19 e a OKBR avalia a divulgação dos dados epidemiológicos, dos 26 governos dos estados e o Distrito Federal, além das 26 prefeituras das capitais brasileiras. Macapá obteve dois primeiros lugares nos contratos emergenciais e três primeiros lugares nos dados epidemiológicos. De acordo com o ouvidor-geral do Município, Magdiel Ayres, o portal também foi uma necessidade de fornecer dados extremamente estratégicos, para que o prefeito Clécio Luís pudesse tomar as decisões relacionadas ao enfrentamento da crise sanitária que o mundo inteiro está passando.

No portal é possível acessar, pesquisar, detalhar e fazer download dos dados relacionados a cada contrato firmado pela prefeitura do início da pandemia até os dias atuais, sendo este ato administrativo fortemente pautado pela legislação vigente, com destaque a Lei Federal nº 13.979/2020, que regula as contratações emergenciais no período em que durar a calamidade pública no Brasil. “A disponibilização de tais dados e informações demonstram a responsabilidade da Prefeitura de Macapá com a Transparência Pública, além de demonstrar o respeito com a sociedade, que tem o seu direito de acesso à informação garantido”, informa Ayres.

Portal Transparência

A população tem acesso direto às informações relacionadas ao combate ao Coronavírus. Algumas dessas informações estão diretamente ligadas aos contratos emergenciais, que estão disponibilizados de forma acessível e de fácil navegabilidade no Portal Transparência da Covid-19 da PMM (https://macapa.ap.gov.br/coronavirus/transparencia/).

Macapá disponibiliza uma série de dados ligados aos contratos em seu primeiro layout de visualização das contratações emergenciais, sendo que estes vão desde as informações essenciais dos contratos até o detalhamento destas informações, além de uma visualização didática e arrojada por meio do Painel de Contratos Emergenciais/Despesas Covid-19, disponível no link https://macapa.ap.gov.br/coronavirus/painel-contas-publicas/.

São disponibilizados 15 itens de informações essenciais sobre os contratos emergenciais: Nº e Íntegra do Processo / Contrato; Data de Celebração /Publicação; Contratado – CNPJ / CPF; Status de contratações com problemas ou pendência; Descrição de bem ou serviço; Quantidade; Valor Unitário; Valor Total; Prazo Contratual; Órgão Contratante; Local de execução; Valor contratado; Valor pago; Forma / modalidade; Anexos / Detalhes.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Macapá

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *