Notícias

Trânsito de Brasília é problema para a Copa das Confederações

JN no Ar mostra que muitos projetos para ampliar vias da cidade ainda não saíram do papel. Brasília tem obras muito adiantadas na Arena.

O JN no Ar vai mostrar, nesta semana, como estão as obras em cidades que receberão jogos da Copa das Confederações em 2013, ou que pretendem sediar alguma partida. A primeira parada do repórter Bruno Laurence é Brasília.

Brasília tem obras muito adiantadas na Arena: 40% estão concluídos. Mas a cidade tem problemas com o trânsito. Para chegar ao Plano Piloto, onde fica toda a rede de hotéis, existem alguns problemas. Algumas vias principais precisam ser ampliadas e Brasília corre contra o tempo para poder fazer bonito em 2013, já que a Copa das Confederações é um evento-teste para a Copa do Mundo.

Entre Rio de Janeiro e Brasília foi 1h30 de voo. Uma rápida reunião deixou tudo organizado para o primeiro dia de gravações da equipe, que foi em busca de uma das principais preocupações nos preparativos para a Copa das Confederações na capital federal: os problemas de trânsito.

Do aeroporto até o Plano Piloto são aproximadamente 16 quilômetros. A distância não é grande, mas, nos horários de maior movimento, a DF-047, principal via utilizada pelos motoristas, tem alguns pontos críticos. Principalmente quando as quatro pistas se tornam três nos entroncamentos, quando ela recebe tráficos vindo de outras rodovias.

Ao lado do professor Paulo Cesar Marques, mestre de engenharia de trânsito da Universidade de Brasília, a equipe foi ver de perto o que acontece no trajeto. “Se acontece um acidente, pode ser um carro com pneu furado, aumenta a retenção. Ampliar o sistema viário é para prever situações deste tipo”.

Os dois principais projetos na área de transportes ainda são projetos. A duplicação da DF-047 ainda nem passou pelo processo de licitação. Apesar disso, as autoridades prometem que as obras serão concluídas a tempo. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) também poderia resolver, mas a obra original foi paralisada por ordem da Justiça por causa de irregularidades e abandonada. Um novo edital está sendo elaborado.

Related posts
Notícias

Compra de câmeras corporais para PMPE segue sem licitação três meses após aporte federal

Segundo o Secretário de Defesa Social, a compra de câmeras corporais para a Polícia Militar de…
Read more
Notícias

EUA promovem nova licitação de petróleo e gás no Refúgio Ártico do Alasca

Nova rodada de leilão de petróleo e gás no Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Ártico dos EUA…
Read more
Notícias

Prefeitura tenta de novo e lança licitação para 4 mil câmeras

A Prefeitura de Bauru contratará 4 mil câmeras de videomonitoramento e um sistema de alarme para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *