Notícias

Termina treinamento dos servidores municipais com base na nova lei das licitações


Participaram do curso gestores e servidores em geral, de diversos órgãos, que foram capacitados para aplicarem os novos procedimentos na elaboração e trâmite nos processos das contratações públicas e licitações

Terminou na noite desta quarta-feira (28) o Curso para gestores da Prefeitura de Campos sobre a Nova Lei de Licitações 14.133/21, que entrará em vigor a partir abril do ano de 2023. O Curso intensivo com treinamento das 8h às 18h30 teve início na segunda-feira (26), no auditório do edifício Soho, com ênfase no Planejamento Estratégico das Contratações Públicas e Dispensa Eletrônica, ministrado pelo professor Jamil Manasfi, especialista em gestão fiscal e contas públicas.

Participaram do curso gestores e servidores em geral, de diversos órgãos da Prefeitura. Eles foram capacitados para aplicarem os novos procedimentos na elaboração e trâmite nos processos das contratações públicas e licitações e conformidade com a Nova Lei Federal de Licitações e Contratos Administrativos (Lei de número 14.133/21).

Ao final do Curso, indagado sobre suas impressões sobre a interação dos gestores com o treinamento, o professor Jamil Manasfi foi pragmático na resposta:

“Todos os servidores foram extremamente comprometidos em absorver conhecimentos sobre as alterações nos procedimentos no Planejamento Estratégico das Contratações Públicas e Dispensa Eletrônica, com base na Lei 14.33/21, que entra em vigor a partir de abril. Percebi o interesse da turma na capacitação frente ao novo conjunto de procedimentos e normas. Posso afirmar que virá muita mudança na gestão da Prefeitura de Campos, que será referência como município com gestão pública atualizada e levada a sério”, disse Jamil Manasfi, doutor e mestre em diversas áreas da gestão administrativa e fiscal.

Os servidores não esconderam a satisfação por receber a capacitação de forma antecipada para estarem preparados a atuar em conformidade com as mudanças na legislação, que visa aprimorar os procedimentos com maior transparência, agilidade, impessoalidade, com estímulo à competividade, visando ainda a redução de preços.

“De acordo com Rosana Ribeiro, diretora de Contratos da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, “a aplicação de mais um curso de capacitação resulta em muito aprendizado para o desenvolvimento de atividades com conhecimento de conteúdo atualizado”, pontua Rosana, que ressalta ainda que a capacitação implica diretamente na qualidade da gestão da coisa pública.

Para o advogado Vinícius Mota Egídio, diretor jurídico da Secretaria de Obras e Infraestrutura, o investimento na capacitação do funcionalismo é uma das marcas da atual gestão da Prefeitura. Ele analisa que a capacitação dos gestores resulta na qualidade prestação dos serviços para a população.

“O investimento em capacitação dos servidores especificamente sobre a nova Lei 14.33 é de grande valia, uma vez que todo processo de licitação, a partir do advento dessa lei, sofrerá grandes mudanças nos procedimentos a partir de abril do próximo ano. A busca pelo conhecimento do novo regramento vai refletir diretamente na qualidade do serviço que será entregue à população, seja na contratação de serviços, seja na aquisição de materiais e equipamentos”, analisa Vinícius Mota.

(Fonte: Campos – RJ)

Related posts
Notícias

Licitação para implantação de estacionamento rotativo em Braço do Norte é aberta

Inicialmente, serão disponibilizadas 1484 vagas na área central, 10% destinadas exclusivamente…
Read more
Notícias

Novo mirante no bairro Santos Dumont: prefeitura abre licitação para obra

Cercada por paisagens deslumbrantes, a cidade de Vitória é reconhecida, nacional e…
Read more
Notícias

Dorner confirma licitação de R$ 36 milhões para asfalto em 14 bairros de Sinop

A licitação para contratar empresa para projeto de infraestrutura e pavimentação asfáltica…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *