Notícias

Tensão no Mar do Sul da China

O que dizer de um adversário que usa ações pontuais, mas que com o tempo provocará uma mudança estratégica?

O Pentágono encomendou recentemente uma série de recomendações ao Centro de Estudos Internacionais e Estratégicos (CSIS, na sigla em inglês) tendo em vista planos para a criação de bases militares no Pacífico. O relatório do CSIS do dia 27 recomendou que o Pentágono transfira forças do Nordeste da Ásia para o Mar do Sul da China. Especificamente, pediu ao Pentágono que aumente o número de submarinos de ataque na base de Guam, intensifique a presença dos fuzileiros navais na região e estude a possibilidade de posicionar um grupo de porta-aviões no oeste da Austrália.

A região do Mar do Sul da China indubitavelmente está se tornando um ponto potencialmente inflamável. Este ano, houve um considerável aumento das disputas por territórios, direitos de pesca e arrendamento de áreas que produzem petróleo. Um recente congresso da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) em Phnom Penh, no Camboja, com o objetivo de avançar na elaboração de um código de conduta no Mar do Sul da China, fracassou. Pela primeira vez em 45 anos, não foi produzida uma declaração conjunta. O Vietnã e as Filipinas manifestaram-se particularmente preocupadas porque seus vizinhos do Sudeste Asiático não conseguiram apresentar uma visão unificada contra as transgressões da China no mar.

O aumento do poderio militar americano na região, pedido pelo relatório do CSIS e pelo secretário da Defesa Leon Panetta em um discurso em junho em Cingapura, pretende em parte dissuadir uma agressão aberta, como um súbito reinício de guerra nas Coreias ou um ataque da China a Taiwan. Embora essas hipóteses atualmente sejam consideradas muito remotas, a presença militar americana na região cumpre sua missão. Mas e o que dizer de um adversário que utiliza a estratégia de implementação de pequenas ações clandestinas cumulativas, nenhuma das quais é motivo para deflagrar uma guerra, mas que com o tempo acabam provocando uma importante mudança estratégica?

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *