Notícias

TCU determina planejamento na adesão à ata de registro de preços

Por meio do Acórdão nº 8.942/2016 – 2ª Câmara, o Tribunal de Contas da União – TCU determinou ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNP que evite incorrer em falhas significativas para a contratação. No caso em análise, o TCU identificou fragilidades no planejamento da aquisição de notebooks ultrafinos; e participação em ata de registro de preço de solução de TI sem planejamento prévio que permita concluir a vantajosidade a longo prazo da contratação.

Dessa forma, o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes explica que o Sistema de Registro de Preço – SRP proporciona redução em tempo e contribui significativamente para o desenvolvimento das contratações.

O Decreto nº 7.892/2013 admite que a ata de registro de preços seja utilizada por outros órgãos, maximizando o esforço das unidades administrativas que implantaram o SRP. O Decreto dividiu os usuários da ata de registro de preços em duas categorias. A primeira é representada pelos órgãos participantes, que no momento da convocação do órgão gerenciador, comparecem e participam da implantação do SRP, informando os objetos pretendidos, qualidade e quantidade. A segunda categoria é a dos órgãos não participantes, que, não tendo participado na época oportuna, requerem, posteriormente, ao órgão gerenciador, o uso da ata de registro de preços.

Discussões jurídicas
O professor afirma que essa última categoria causou inúmeras discussões jurídicas e doutrinárias a respeito de sua legalidade e constitucionalidade, e não foi sequer objeto de conceituação propriamente dita por parte do referido diploma legal, cabendo à doutrina e à própria jurisprudência tratar do tema.

A Lei de Licitações – Lei nº 8.666/1993 – , no art. 15, inc. II, dispõe sobre registro de preços, não impondo que sirva somente ao órgão que promoveu a licitação para esse fim. Ainda, registrar preço tem a pretensão de servir além de um objeto e de um adquirente; se o objetivo da norma fosse apenas permitir uma licitação para compra de qualquer quantidade até o máximo indicado, sem compromisso de compra, não teria tratado de registrar preço.

O professor observa que uma das vantagens do SRP é a sua celeridade em relação às modalidades da Lei nº 8.666/1993.

(Fonte: N3w5)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *