Notícias

TCE/SC orienta agentes públicos

TCE/SC orienta agentes públicos e representantes do terceiro setor sobre boas práticas de gestão em Criciúma e Capivari de Baixo

 

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) abre, nesta quarta-feira (4/7), em Criciúma, a programação do XIV Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. A primeira etapa regional do evento que terá sede em 13 municípios catarinenses, contemplando todas as regiões do Estado , vai reunir agentes públicos, conselheiros municipais de direitos da criança e do adolescente, além de representantes do Terceiro Setor, dos 26 municípios da Região Carbonífera (Amrec) e do Extremo Sul Catarinense (Amesc). O encontro será realizado na sede da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC), a partir das 8h15. Na quinta-feira (5/7), o programa será desenvolvido em Capivari de Baixo, nas dependências da Faculdade Capivari (FUCAP), para gestores públicos e representantes da sociedade civil dos 16 municípios da Região de Laguna (Amurel).

O órgão responsável pela fiscalização da gestão pública catarinense vai orientar os participantes sobre melhores práticas no uso do dinheiro que os cidadãos entregam aos governos na forma de impostos, disseminando a cultura da correta aplicação dos recursos, da responsabilidade fiscal e da participação da sociedade no controle dos gastos públicos. A inovação, em 2012, é a abertura de um diálogo mais direto com integrantes dos conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente e de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, que recebem recursos públicos para promover ações de interesse coletivo. O TCE/SC vai orientar essas entidades sobre os requisitos legais que devem ser cumpridos para obtenção e prestação de contas dos recursos públicos que utilizam para a produção de bens e serviços e promoção de ações voltadas ao bem comum.

O XIV Ciclo terá quatro oficinas técnicas, conduzidas por instrutores do Tribunal, com os seguintes temas centrais: contabilidade e controle interno; licitações, contratos, obras e serviços; atos de pessoal; e questões relacionadas aos direitos da criança e do adolescente e à atuação do Terceiro Setor. A proposta é facilitar o aprofundamento das abordagens, de acordo com o interesse de cada segmento do público-alvo num formato de programação mais favorável à troca de ideias, entre quem fiscaliza e quem deve aplicar corretamente o dinheiro público.

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *