Funcionamento diário. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), os locais exatos das estações da Bradesco Seguros ainda não estão definidos. Mas deverão ficar perto das ciclofaixas de lazer, que são operadas pela empresa desde seu início, em 2009. Elas funcionam das 7h às 16h nos domingos e feriados.
O sistema de empréstimo de bicicletas, porém, deverá funcionar todos os dias, segundo a CET, e não apenas de acordo com o calendário das ciclofaixas. O objetivo do projeto é facilitar a integração do ciclista às outras modalidades de transporte público e valorizar a mobilidade urbana e a bicicleta.
Até agora, porém, não foi divulgado o valor que será cobrado pelo empréstimo das bicicletas ou se ele será gratuito – o Itaú não cobra pelos primeiros 30 minutos, mas cada meia hora além disso custa R$ 5. A Bradesco Seguros afirmou que não divulgaria ontem informações sobre o convênio e não respondeu aos questionamentos.
Modelo próprio. O prazo inicial de duração do convênio entre a Secretaria Municipal de Transportes e a Bradesco Seguros é de dois anos. Funcionários da pasta e de outras áreas da Prefeitura defendem que, em 2015, quando também vencerá o convênio com o Itaú, a cidade faça sua própria licitação para um modelo unificado de empréstimo de bicicletas, assim como funciona hoje com as linhas de ônibus.
A ideia é que, até lá, a cidade se acostume com a oferta do serviço e a rede de ciclovias e ciclofaixas esteja grande o suficiente para que esse meio de transporte seja mais usado pelos paulistanos nos deslocamentos diários. Hoje, a estimativa é de que sejam feitas cerca de 350 mil viagens de bicicleta por dia na capital.
Por: RODRIGO BURGARELLI
(Fonte: O Estado de S.Paulo)