Notícias

Só nove governos prestam informações em tempo real

Alem dos dados sobre arrecadação e gasto público, neste primeiro mapeamento os Estados foram avaliados em outros três quesitos: legislação e licitação

Mais de dois anos depois da entrada em vigor da Lei da Transparência (Lei complementar nº 131, de 2009), que alterou a Lei de Responsabilidade Fiscal, a maioria dos Estados ainda não cumpre a exigência de disponibilizar, em tempo real, dados sobre receita e despesas públicas. De acordo com um diagnóstico prévio, elaborado pelo Núcleo de Estudos Fiscais da Fundação Getúlio Vargas (NEF-FGV), apenas nove dos 27 Estados atualizam as informações sobre execução orçamentária registradas até o dia anterior. A maioria, entretanto, está em descompasso com a lei ao não prestar as informações. Além disso, sete Estados – Minas Gerais entre eles – ainda não publicam suas Leis Orçamentárias (Planos Plurianuais, Leis de Diretrizes Orçamentárias e Leis Orçamentárias Anuais).

Além dos dados sobre arrecadação e gasto público, neste primeiro mapeamento os Estados foram avaliados em outros três quesitos: legislação e licitação, diálogo entre Estado e cidadão (inclusive por meio das redes sociais), e dados sobre contencioso tributário administrativo. Apenas São Paulo e Rio de Janeiro prestam informações sobre esse último ponto. “Os Estados pecam nisso. É um recurso importante para sabermos como pensam o contencioso tributário e qual é a jurisprudência”, afirma a advogada Lucilene Prado, diretora jurídica da Natura.

Related posts
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more
Notícias

Chapadão do Sul abre licitação para contratação de fretamento de ônibus em secretarias

O credenciamento e o recebimento das propostas ocorrerão no dia 3 de junho de 2024 O município de…
Read more
Notícias

Após suspender licitação para via expressa dentro de parque, governo do Pará diz que vai readequar projeto

Prolongamento da Rua da Marinha tinha sido apresentado em fevereiro de 2024 e cortava o parque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *