Notícias

Siemens e Alstom cooperam com governo brasileiro em investigação antitruste

relacionado à licitação para a compra de equipamentos ferroviários e para a construção e manutenção de linhas ferroviárias.

As empresas europeias de engenharia Siemens e Alstom estão cooperando com as autoridades brasileiras que investigam práticas anticompetitivas em relação a um grande leilão ferroviário, disseram as empresas nesta segunda-feira.

 

O jornal Folha de S.Paulo informou no domingo, sem citar fontes, que a alemã Siemens havia notificado as autoridades antitruste brasileiras sobre a existência de um cartel, do qual a companhia teria participado, relacionado à licitação para a compra de equipamentos ferroviários e para a construção e manutenção de linhas ferroviárias.

 

A Siemens disse que estava ciente da investigação e estava cooperando totalmente com as autoridades brasileiras, mas não disse se e como estava envolvida no assunto. “O código de conduta da Siemens enfatiza a importância da concorrência leal e obriga todos os funcionários a cumprir com os regulamentos antitruste”, disse a companhia em um comunicado enviado por email nesta segunda-feira. “A Siemens coopera plenamente com as autoridades.”

 

A Folha disse que o cartel incluía a francesa Alstom, a canadense Bombardier, a espanhola CAF e a japonesa Mitsui, principais candidatas a ganhar um contrato para um trem de alta velocidade entre Rio de Janeiro e São Paulo. O governo brasileiro disse no final do ano passado que o vencedor do contrato teria que investir 7,7 bilhões de reais no projeto, oferecer bilhetes de classe econômica de não mais do que 200 reais e garantir que os trens cubram os 420 quilômetros entre Rio de Janeiro e São Paulo em não mais do que 99 minutos.


Uma porta-voz da Alstom disse que a empresa havia recebido um pedido do Conselho de Defesa Econômica (Cade) para a entrega de documentos na semana passada.

 

“Nós fornecemos esses documentos e estamos cooperando com as autoridades”, disse ela.

 

A CAF não quis comentar. Bombardier e Mitsui não estavam imediatamente disponíveis. O leilão para escolher um operador para a nova linha de trem deverá acontecer no próximo mês.


Por Maria Sheahan
(Fonte: Folha SP)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *