Notícias

Seterb apresenta termos de edital de licitação para novo transporte público

Nesta sexta-feira à noite, a partir das 19h, a população irá conhecer a minuta do edital de licitação do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau, um dos passos finais do processo para a implantação de um novo modelo na cidade. Após longas paralisações, rompimento de contrato com o Consórcio Siga e contratação de serviço emergencial, o desenrolar da trama do transporte público chega aos últimos capítulos.

O documento apresentado nesta sexta-feira, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, deve reunir um compilado das sugestões feitas durante consulta pública, de 4 a 17 de abril, via urnas nos terminais urbanos de Blumenau e através do site do Seterb.

A maioria das colaborações dos usuários do transporte público (39,55%) apontava necessidade de mudanças no sistema e modelo de operação (mais carros, mais linhas, cumprimento de horários, monitoramento etc). Mesmo pedido feito pelas 25 entidades consultadas durante consulta pública, que representou 39,19% das 222 sugestões.

Basta agora conferir de que forma essas reivindicações serão incluídas no novo edital, já que todas as sugestões passaram pela Comissão Especial de Estudos e Projetos de Transporte Coletivo (CEEPTC).

— Todo o trabalho da Comissão Especial dessa licitação procura conciliar demanda social com sustentabilidade do contrato — adianta o presidente do Seterb, Carlos Lange.

Depois da apresentação em audiência pública — com duração de três horas — e envio do documento ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), a abertura do processo licitatório é feita após parecer órgão estadual. Em um cenário menos otimista pode durar até 60 dias. Na melhor das hipóteses, caso o Tribunal não se manifeste — de acordo com Instrução Normativa 0022/2015 do TCE — levaria duas semanas para a publicação.

O coordenador da CEEPTC, Caio Silveira, considera que a colaboração da população foi essencial para direcionar a elaboração do edital:

— Algumas coisas foram atendidas, mas outras que não estão diretamente vinculadas ao edital de licitação, como sistema viário e a mobilidade urbana, não puderam ser encaixadas. Mas poderão ser usadas em outras frentes.

Fonte: O Sol Diário

Related posts
Notícias

Prefeitura de Campinas abre licitação para obras em vias públicas

Obras serão direcionadas para a Avenida Suaçuna e Rua Armando Frederico Renganeschi; valor total…
Read more
Notícias

Licitação da Praça da Igreja Matriz é lançada em Anita Garibaldi

A informação foi confirmada pelo Prefeito, João Cidinei da Silva. A Prefeitura Municipal de Anita…
Read more
Notícias

Petrobras anuncia licitação para voltar a produzir petróleo no Amazonas

Companhia prevê contratação de quatro sondas terrestres para projetos na Bahia e no Amazonas. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *