Notícias

Seges lança Programa de Formação em Compras Públicas

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges) lançou nesta quarta-feira (07.12) o Programa de Formação em Compras Públicas, que irá capacitar, por meio da Superintendência da Escola de Governo, servidores que atuam no processo de compras públicas.

O programa será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Fazenda (Sefaz), o Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e visa qualificar servidores públicos que atuam nas unidades de aquisições de todos os órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual.

A medida se faz necessária tendo em vista que a pasta irá descentralizar as licitações dos órgãos do Estado. Ou seja, compras de materiais de consumos específicos de trabalho passarão a ser feitas pelos órgãos demandantes e não mais pela Seges, como acontece atualmente. Um decreto regulamentando o procedimento será publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o titular da pasta, Julio Modesto, esse programa de qualificação será extremamente importante para que o novo modelo entre em operação. “Temos um desafio enorme ao descentralizar as licitações. Temos que implementar ferramentas de controle, gestão e uso do Sistema Integrado de Apoio a Gestão em sua essência. Nenhum processo licitatório poderá ser feito fora do próprio sistema, porque lá temos indicadores, informações e instrumentos de controle. Trabalharemos de forma integrada com todos os órgãos”.

O secretário adjunto de Administração, Ruy Fonseca, apresentou um diagnóstico em compras públicas feito pela Seges. Esse estudo traz um panorama das setoriais de aquisições governamentais de acordo com a percepção dos gestores e servidores das áreas de aquisição da administração direta e indireta.

“O objetivo desse levantamento foi identificar os pontos fortes e fracos dentro das áreas sistêmicas. Traçamos o perfil do usuário da área de aquisições, fizemos levantamentos sobre a unidade setorial, sobre o órgão central, sobre utilização do sistema Siag e quanto ao serviço prestado pela área de aquisições do Estado”.

A partir do diagnóstico feito pela Seges ficou definido junto com os órgãos parceiros que serão ofertadas qualificações pelo Enad, à distância e presencial, além de oficinas.

Durante o evento também foi realizada a palestra “Diagnóstico sobre compras públicas nos estados brasileiros”, com a especialista em Gestão Fiscal e Municipal do BID, Ana Lúcia Paiva Dezolt, que ressaltou o desafio do Estado. “Mato Grosso está sendo pioneiro e terá muitos desafios neste processo de descentralização das compras do Executivo”.

(Fonte: Folha Max)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *