Notícias

Secretário pede participação no projeto “São Paulo 2040”

O secretário de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, esteve na Câmara Municipal para apresentar aos vereadores o projeto “São Paulo 2040 – A cidade que queremos”.

O secretário de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, Miguel Bucalem, esteve na Câmara Municipal nesta quarta-feira para apresentar aos vereadores o projeto “São Paulo 2040 – A cidade que queremos”. Trata-se de um plano estratégico do Executivo que tem como objetivo mapear ações que serão implantadas para melhorar o desenvolvimento da cidade de São Paulo até ao ano de 2040.

“Vim aqui fazer um convite à Câmara para que todos os vereadores participem dessa discussão. Trata-se de uma oportunidade muito importante para pensarmos o futuro da cidade de São Paulo. Não se trata de um projeto apenas de uma gestão, mas de algo que a sociedade tem da abraçar de forma ampla, para o pleno desenvolvimento do município”, disse Bucalem.

O Executivo pretende com o plano orientar uma ampla transformação da cidade, apontando para novas formas de organização social, econômica, urbana e ambiental, de forma que isso se reflita em melhores condições de vida para a população da cidade. As estratégias estabelecidas por ele serão decididas após um longo processo de consulta a todos os setores da sociedade, que elencarão suas prioridades e desejos para o futuro de São Paulo.

Para tanto, o plano oferece um referencial geral a partir do estabelecimento de uma visão do “futuro desejado” para a cidade, ao mesmo tempo em que contribui para integrar, articular e reforçar as sinergias existentes entre as decisões setoriais e os diversos instrumentos de planejamento tais como planos diretores, planos plurianuais, orçamentos e planos setoriais.

O plano segue dois princípios: estratégico, priorizando as grandes diretrizes consensuais, objetivos abrangentes e projetos que possuem efeitos irradiadores sobre os diversos setores e que servem como catalisadores do desenvolvimento da cidade; e o territorial, pois privilegia o espaço de vida dos cidadãos, como expressão que articula as diferentes dimensões das políticas públicas, sejam elas sociais, econômicas, ambientais e culturais.

O projeto trabalha com cinco eixos principais que abrangem um grande leque de questões que interferem diretamente no desenvolvimento da cidade. Os Eixos são: coesão social, desenvolvimento urbano, melhoria ambiental, mobilidade e oportunidade de negócios.

Bucalem informou que o São Paulo 2040 ainda está em estágio inicial de elaboração e que não tem uma data certa para ser apresentado à sociedade. “O plano é um instrumento para sanar os desequilíbrios da cidade e só terá sucesso se a cidade entender que é um projeto dela, por isso necessitamos tanto da participação das pessoas. Caso contrário, não terá sustentação”, finalizou o secretário.

Por: RenattodSousa
(Fonte: Câmara de SP)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Jacupiranga abre licitação para reforma de ginásio

Licitante poderá fazer uma visita técnica facultativa ao local da reforma; Valor está em torno de…
Read more
Notícias

Prefeitura disponibiliza novas oportunidades de Licitação

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com novas licitações disponíveis para os próximos dias.
Read more
Notícias

Prefeitura de Gavião Peixoto abre licitação para iluminação de vias

Instalação de iluminação seria para a rotatória no encontro da Vicinal Leonardo Cruz e via…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *