Notícias

São José regulamenta nova lei de Licitações e Contratos

A Prefeitura de São José já capacitou os servidores que atuam direta ou indiretamente com o sistema de compras municipal em relação à aplicação da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), que começará a ser aplicada no Município a partir da próxima semana. A lei foi regulamentada pelo decreto nº 18410/2023, que entrou em vigor nesta terça-feira (28). Os procedimentos introduzidos na alteração vão propiciar ainda mais controle e agilidade na otimização e melhoria das contratações públicas municipais.

Os procedimentos introduzidos na alteração vão propiciar ainda mais controle e agilidade na otimização e melhoria das contratações públicas municipais. A nova Lei, que passa a trazer obrigatoriedade de seus procedimentos, entra em vigor a partir do dia 1º de abril, e vai impactar nas contratações, aquisições, obras e serviços do poder público, que vão ganhar ainda mais transparência, eficácia e celeridade. A lei prima por uma estrutura de governança sólida das licitações e contratos, que reverbera de forma concreta na sociedade e irá substituir a Lei 8.666/93 que regeu o sistema para estes atos da administração pública nos últimos 30 anos.

Na manhã desta quarta-feira (29), foi anunciado pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira que uma portaria irá adiar a aplicação da nova de licitações para março de 2024. “O Município de São José seguirá com o seu cronograma já estabelecido e aplicará a NLLC a partir da próxima semana. O prefeito Orvino traz para São José, em forma de vanguarda, algo de novo com muito avanço e qualidade para as contratações públicas de São José”, destacou o procurador-geral do Município, Leonardo Reis de Oliveira.

O que modifica?
Dentre os diversos itens que modificam os procedimentos, estão o Plano de Contratações Anual, que exige previamente um planejamento do que vai ser investido em serviços ou produtos, e as Contratações Integradas, que permitirão as contratações conjuntas, sem necessidade de ser por etapas. Um exemplo de como a nova lei vai impactar no dia a dia é o da obra da Avenida Beira-Rio Forquilhas. Quando lançada, foi licitada a primeira etapa apenas, pois era o procedimento indicado à época. Com a mudança, a obra já poderia ser licitada por completo, sem estar separada por etapas.

Sobre a lei
Em 1º de abril de 2021, foi sancionada e publicada, com vetos, a Lei nº 14.133, chamada de nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, de autoria do Governo Federal. A nova legislação substituirá de vez a legislação que rege o sistema para atos de licitações e contratações da administração pública municipal, estadual e federal há 30 anos. Ela estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

(Fonte: Portal da Ilha)

Related posts
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more
Notícias

Chapadão do Sul abre licitação para contratação de fretamento de ônibus em secretarias

O credenciamento e o recebimento das propostas ocorrerão no dia 3 de junho de 2024 O município de…
Read more
Notícias

Após suspender licitação para via expressa dentro de parque, governo do Pará diz que vai readequar projeto

Prolongamento da Rua da Marinha tinha sido apresentado em fevereiro de 2024 e cortava o parque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *