Notícias

RS: TCE aponta principais irregularidades de órgãos públicos

Os problemas mais frequentes, segundo o tribunal, foram a ausência de prestação de contas de diárias paga a funcionários, irregularidades em licitações, problemas em concursos públicos e deficiências em projetos básicos de obras.

Um estudo divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), nesta terça-feira, apontou os principais problemas identificadas em fiscalizações feitas junto a órgãos públicos estaduais e municipais. Os problemas mais frequentes, segundo o tribunal, foram a ausência de prestação de contas de diárias paga a funcionários, irregularidades em licitações, problemas em concursos públicos e deficiências em projetos básicos de obras. Os dados analisados compreendem o período de 2001 a 2010.

O levantamento foi dividido em nove áreas: despesas, receitas, concursos públicos, pessoal, obras, sistema de controle interno, administração de material e patrimônio, tesouraria e aposentadorias. O objetivo é auxiliar os órgãos públicos na prevenção de irregularidades.

Nas esferas municipais, o maior número de problemas foi identificado no que diz respeito ao pessoal. Entre as inconformidades estão reajustes indevidos a funcionários, pagamento anormal de diárias, não cumprimento de carga horária, uso indevido de cargos comissionados e terceirizações irregulares.

No que diz respeito à esfera Estadual, entre 2007 e 2010, o TCE apontou a falta de ações de controle e avaliação de programas pagos com recursos da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Foram identificados pagamentos sem previsão orçamentária prévia, o que provoca distorções no orçamento e na situação patrimonial.

O TCE aponta ainda que a Secretaria de Fazenda colocou obstáculos contra as ações de controle externo no que diz respeito a arrecadação e isenções concedidas a empresas. “Observa-se que a opacidade dos atos promovidos pelo Executivo, principalmente daqueles relacionados com concessões e fruições de benefícios fiscais (…) resulta prejuízo tanto ao exercício do Controle Externo exercido pelos Tribunais de Contas como do Controle Social”, diz trecho do estudo.

Related posts
Notícias

Geosistemas arremata licitação dos projetos da Transnordestina

O governo federal não retomou quando nem como as obras do trecho pernambucano da Transnordestina…
Read more
Notícias

Empresa Gaúcha de Rodovias publica licitação para reconstrução da ponte sobre o Rio Forqueta

Estimativa é de que a obra seja concluída em seis meses A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR)…
Read more
Notícias

Cascavel anuncia licitação para pavimentação de estradas rurais em nove comunidades

O valor total estimado para a obra é de quase R$ 10 milhões A Prefeitura de Cascavel anunciou…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *