Notícias

RS: Justiça condena reitor de universidade federal à prisão

Segundo a decisão da juíza federal Marta Siqueira da Cunha, Borges ainda deverá pagar uma multa no valor de R$ 34.562,80.

 

 

A Justiça Federal de Pelotas condenou o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Antonio César Gonçalves Borges, a quatro anos e seis meses de detenção em regime semiaberto e à perda do cargo por dispensar licitação fora das hipóteses previstas em lei. Segundo a decisão da juíza federal Marta Siqueira da Cunha, Borges ainda deverá pagar uma multa no valor de R$ 34.562,80. Ele poderá apelar em liberdade.

A ação penal foi ajuizada pelo Ministério Público Federal contra o reitor, o professor da universidade Alípio d’Oliveira Coelho e o provedor da Santa Casa do município, Roberto Antônio Lamas. De acordo com a denúncia, Coelho, que além de servidor público atuaria como sócio-administrador da Clínica de Doenças Renais Ltda (CDR) – responsável pelo setor de hemodiálise do hospital -, valeu-se de seu cargo na universidade para influenciar na transferência dos serviços de terapia renal substitutiva para o prédio da UFPel.

Segundo o MPF, a ação era feita com a condescendência do reitor. Com a mudança de local, Coelho teria passado a gerenciar o negócio e a receber remuneração de ambas as instituições. A Santa Casa, por sua vez, manteve-se na administração do serviço e teria sido beneficiada com a redução de custos gerada pela cessão gratuita do espaço.

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *