Notícias

Restauração faz Cachoeira retomar antigo prestígio

Às margens do rio Paraguaçú, a 65 km de Salvador, ostentava no século XVII o prestígio de principal entreposto comercial entre Salvador, à época capital da Colônia

Às margens do rio Paraguaçú, a cidade de Cachoeira, a 65 km de Salvador, ostentava no século XVII o prestígio de principal entreposto comercial entre Salvador, à época capital da Colônia, e o interior do país. Como pólo econômico e cultural, atraiu riquezas. Mas após a derrocada da cana-de-açúcar e a transferência do poder decisório do governo para o Rio de Janeiro, o lugar entrou em decadência.

Ao longo dos séculos seguintes, a cidade permaneceu esquecida, até que em 2005 tornou-se palco de uma ampla restauração do patrimônio histórico, com potencial de retomar pelo menos em parte o vigor e o poderio de outrora, estampados na opulência de seus casarios, igrejas e demais monumentos que estavam, em sua maioria, degradados.

Com R$ 41 milhões do Programa Monumenta, parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o governo brasileiro, Cachoeira ganhou vida nova e perspectiva de crescimento, com status de ser também o berço do candomblé e samba de roda e ter abrigado fábricas de charutos famosas no mundo, algumas existentes até hoje. Uma das mais antigas, que se encontrava em ruínas, foi transformada em universidade federal, o que contribuiu para a chegada de professores e de uma expressiva população de jovens, interessados em se desenvolver juntamente com os novos tempos vividos pela cidade.

Sobrados antigos e importantes conjuntos arquitetônicos, como a igreja e o convento do Carmo, a Capela da Ajuda e a Matriz do Rosário, foram restaurados. A orla fluvial ganhou um projeto de requalificação urbana e os moradores tiveram acesso a crédito facilitado para a reforma das antigas residências de importância histórica. No total, R$ 2,5 milhões foram liberados para contemplar 36 contratos. “O incentivo à conservação dos imóveis privados usados como moradias foi uma inovação significativa, estendida a outras regiões do país”, afirma Robson Almeida, coordenador nacional do Programa Monumenta.

 

(Fonte: Valor)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Campinas abre licitação para obras em vias públicas

Obras serão direcionadas para a Avenida Suaçuna e Rua Armando Frederico Renganeschi; valor total…
Read more
Notícias

Licitação da Praça da Igreja Matriz é lançada em Anita Garibaldi

A informação foi confirmada pelo Prefeito, João Cidinei da Silva. A Prefeitura Municipal de Anita…
Read more
Notícias

Petrobras anuncia licitação para voltar a produzir petróleo no Amazonas

Companhia prevê contratação de quatro sondas terrestres para projetos na Bahia e no Amazonas. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *