Notícias

Reitor no Piauí é alvo de ação da Procuradoria da República

Ele também responde a processos disciplinares no MEC por suposto desvio e malversação de verbas públicas

A Procuradoria da República do Piauí quer o afastamento do reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Luís de Sousa Santos Júnior. Alvo de oito processos disciplinares no Ministério da Educação (MEC) que apuram seu envolvimento em desvios de verbas, ele também aparece em inquéritos do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF).

Ajuizada este mês, a denúncia da procuradoria se baseia em auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) que constatou pagamentos irregulares a operadores do Programa Universidade Aberta. Conforme o relatório, a instituição de ensino burlou a exigência de testes e concursos públicos, repassando, entre 2006 e 2010, ao menos R$ 1,4 milhão a prestadores de serviços contratados sem critério. Uma das beneficiadas foi a própria filha do reitor, Larissa Chaves de Sousa Santos, contemplada com R$ 8.357,25.

Os repasses foram apurados após Santos Júnior desafiar seus opositores na UFPI a provar que parentes receberam dinheiro, no fim do ano passado. “A prática se aproxima de conceitos já ultrapassados na sociedade, como o nepotismo”, critica, na ação, o procurador Tranvanvan da Silva Feitosa.

Segundo a ação, nos anos analisados, o reitor deixou de prestar contas dos recursos arrecadados e das despesas com concursos realizados pela universidade, alguns com participação da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão (Fadex), de apoio à UFPI.

Related posts
Notícias

Recife abre licitação para instalar 42 mil placas de rua em todas as vias da cidade

Prazo para finalização do serviço varia entre um e sete anos, a partir da assinatura do…
Read more
Notícias

Cordeirópolis abre licitação para venda de 12 terrenos

A Prefeitura Municipal de Cordeirópolis anunciou a abertura de licitação para a venda de 12…
Read more
Notícias

Últimos dias para inscrição em licitação para seleção de permissionários para o novo Mercado Municipal da Jurema

Comerciantes e microempreendedores individuais (MEI), têm até o próximo dia 13 de maio, até no…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *