Notícias

Propostas têm luta anticorrupção, secretaria da família e telemedicina


Num ano eleitoral em que os eleitores amealham decepções com políticos, transparência ganha projeção

Com conteúdo distribuído de cinco a 29 páginas, os planos de governo dos seis candidatos na disputa para comandar Mato Grosso do Sul incorporaram a luta contra corrupção, que se soma a propostas em campos mais tradicionais: saúde, educação e segurança.

Num ano eleitoral em que os eleitores amealham dúvidas e frustrações com os políticos, alvos contumaz de operações contra desvio de dinheiro público, a transparência ganha projeção. Os candidatos propõem a transmissão on line de todas as licitações, programa anticorrupção e até renúncia ao foro privilegiado.

Propostas também se repetem para ampliar o ensino em tempo integral, regionalizar a saúde e integrar forças de segurança na fronteira. Marcados por metas genéricas, não há explicação de como ou com que recurso a medida seria implantada. Os números são poucos e apenas um citou, por exemplo, o orçamento para 2019.

Os planos também sugerem a criação de secretaria específica para a família, telemedicina, medidas eleitoreiras, ações que são restrita ao governo federal (demarcação de terra indígena) e ataques a adversários. O critério para citar os candidatos foi o da ordem alfabética a partir do nome de registro na Justiça Eleitoral.

Humberto Amaducci

O plano de governo do candidato Humberto Amaducci (PT) tem 21 páginas e promete resgatar ações implantadas, no passado, por gestão petista em Mato Grosso do Sul.

O documento começa com explanação sobre o cenário nacional, incluindo impeachment de Dilma Rousseff, definido como golpe; a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a gestão do presidente Michel Temer (MDB); criticas aos seus adversários na corrida pelo governo; e promessa de rever a reforma previdenciária no Estado.

As propostas são elencadas em 13 compromissos: saúde pública de qualidade para o povo; política pública de assistência social; políticas de combate as desigualdades e discriminação com empoderamento dos segmentos vulnerabilizados; política de direito humano como tema central do Estado; política de segurança pública;

A lista prossegue com educação pública; novo ciclo de políticas culturais; políticas de desenvolvimento urbano; fortalecimento da agricultura e democratização do meio rural; política de desenvolvimento da indústria, comércio e serviço; Estado eficiente, indutor de desenvolvimento e da justiça social; gestão pública democrática e desenvolvimento econômico.

Na Saúde, a proposta é implantar programa Saúde da Família nas cidades e no campo, incluindo o programa “Mais Médico”, para que nenhum sul-mato-grossense fique sem médico. Regionalização da rede pública, valorização dos profissionais de saúde e estruturar o setor de hemodiálise.

O plano prevê políticas de segurança pública técnica, científica e de inteligência, com integração de todo o sistema estadual e nacional de segurança no combate e elucidação do crime organizado nas suas mais variadas organizações.

Na educação, a proposta é rejeitar a lei do Novo Ensino Médio, ampliar as matrículas de tempo integral e fortalecimento da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). No segmento retomadas, a meta é resgatar projetos: Temporadas Populares, Restaurante Popular, e Rota Bioceânica de MS ao Chile.

João Alfredo

O Psol, cujo candidato ao governo é João Alfredo, se apresenta ao eleitorado trocando o nome do documento apresentado à Justiça Eleitoral. Em vez de plano de governo, a sigla o define como Plano de Esperança. Com o slogan “Reconstruindo o Mato Grosso do Sul”, o programa tem 16 páginas.

O plano cita o orçamento do Estado para 2019, calculado em R$ 15 bilhões, e trechos da Constituição Estadual, seguido por diagnóstico da situação atual e propostas resumidas.

Na segurança pública, a expectativa é usar tecnologia para combater ao crime na fronteira, uma força-tarefa com auxílio de todas as corporações e combater a desigualdade, “origem da criminalidade”.

“Apresentamos uma alternativa a esse modelo de governar que só privilegia os milionários e as grandes empresas: um governo que priorize os que mais necessitam e coloque a vida e as pessoas em primeiro lugar”

A saúde traz meta de cumprir o dispositivo constitucional que a saúde é direito de todos e dever do Estado, além de regionalizar o atendimento. Na educação, a proposta é valorizar o professor e o servidores; investir na merenda escolar e ar-condicionado ou climatizadores nas salas de aula; e criar centros esportivos para inclusão social.

As propostas ainda incluem renúncia do governador ao foro privilegiado, uma das prerrogativas do cargo; criação de plano para enfrentamento à exclusão social; comunicação da população com a administração estadual por meio de aplicativo; rever favorecimento tributário ilícito e demarcação de terras indígenas e quilombolas.

Juiz Odilon de Oliveira

O plano de governo do candidato Odilon de Oliveira (PDT) tem 29 páginas e aparece num link anexado ao portal da Justiça Eleitoral. O texto, com citações de Gramsci (filósofo), Darcy Ribeiro (antropólogo) e Brizola (político), é aberto com uma narrativa sobre o esforço de um médico, de origem chinesa, que deixou os Estados Unidos para trabalhar em sua terra natal. A história motivacional foi contada por João Leite Schimidt, colega de partido, ao candidato.

O plano de governo tem 12 diretrizes: educação; saúde; segurança pública; programa anticorrupção; desenvolvimento econômico e meio ambiente; habitação; turismo; infraestrutura; promoção social; cultura e esporte; ciência, tecnologia e inovação; e gestão governamental.

“A ruptura não será um gesto “brusco” ou “bruto”, nem tão pouco meramente retórica, mas será uma parceria entre o funcionário público de carreira e as propostas norteadoras de como deve ou deveria ser um Estado em que o “bem estar social” não seja apenas um mote eleitoral”

Na educação, as propostas incluem valorização dos educadores, novo modelo de ensino em tempo integral, reforma das escolas e educação especial. O tema saúde contempla metas de reestruturar a regionalização do atendimento, criar os programas estaduais “Mais Médicos” e “Mais remédios” e implantar a telemedicina (promover a consulta, o diagnóstico e monitoramento de pacientes à distância).

A segurança tem proposta de valorizar os policiais, promoções e previdência diferenciada para quem for morto em serviço; aumentar o efetivo nas ruas; e centrais de conciliação para pequenos delitos nas delegacias de Polícia Civil.

Na questão de combate à corrupção, a proposta é um programa de compliance, conjunto de normas que serão cumpridas e comum na iniciativa privada.

Junior Mochi

Candidato do MDB, Junior Mochi apresentou à Justiça Eleitoral um plano de “15 Metas do Governo”. O documento tem cinco páginas e informa que as propostas são decorrentes do programa “MS Maior e Melhor”, que percorreu todas as regiões de Mato Grosso do Sul em diálogo com a sociedade.

Os tópicos foram assim estruturados: Menos imposto, mais emprego; educação século XXI; saúde, compromisso sério; segurança e paz; corrupção, tolerância zero!; servidores valorizados; juventude presente!; a família no coração da gente; igualdade primeiro; desenvolvimento municipalista; trabalhar e produzir mais; equilíbrio ambiental; muito mais trabalho; moradia digna e vida melhor; MS, Estado do futuro.

“O MDB tem compromisso com a conquista do bem estar de nossa gente, apoiando na produção e o trabalho, guiado pela sua história de luta pela democracia e pela sua liberdade”.

Na educação, a proposta é de internet de qualidade nas escolas, ampliação de ensino em tempo integral, laboratórios virtuais e valorização dos profissionais. O MDB propõe ativar dois hospitais regionais por ano, fortalecer a municipalização da saúde e garantir o funcionamento do curso de Medicina da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Na segurança pública, o plano de governo tem proposta de unidade do Corpo de Bombeiros em todas as cidades, policiamento integrado nas fronteiras e equipamentos modernos. As medidas contra corrupção incluem transmissão on line de todas as licitações do governo e fiscalização compartilhada com a comunidade de obras, compras e serviços.

O plano também tem a retomada de banco de microcrédito, redução gradativa de taxa tributária, reajuste acima da inflação para os servidores públicos, criação da secretaria estadual da família e recuperar 5 mil quilômetros de rodovias.

Marcelo Bluma

A proposta de Marcelo Bluma, candidato do PV ao governo do Estado, é “Mato Grosso do Sul Democrático, Solidário, Próspero e Feliz”. Com 17 páginas, o documento destaca que a população se aproxima de 2,8 milhões de habitantes, mas concentrada em cinco municípios e com 17% da população na linha de pobreza. O Partido Verde dividiu as propostas em quatro diretrizes.

No “MS Democrático” entram transparência na gestão participativa, participação popular nos conselhos, governo participativo, democracia participativa digital, combate à corrupção, política sustentável e atendimento democrático ao munícipe.

O eixo “Mato Grosso do Sul Solidário” engloba assistência social; políticas para juventude; igualdade racial, mulheres, políticas de gênero e diversidade; segurança alimentar e nutricional; e acessibilidade.

“A sensação é que chegamos ao fundo do poço, uma vez que todos os dias os noticiários estampam denúncias e mais denúncias de corrupção e desvio de dinheiro público”

Já o “MS Próspero” tem economia verde, tributos justos, planejamento regional, política habitacional sustentável, inovação tecnológica como destino e comunidades rurais sustentáveis. O “Mato Grosso do Sul Feliz” inclui saúde, educação, cultura, esporte e lazer, espiritualidade, sustentabilidade ambiental e segurança pública.

Na saúde, a expectativa é humanizar o atendimento, aprimorar a entrega de medicamentos gratuitos e melhorar o gerenciamento do sistema público. A educação tem projeto para implantar o serviço de psicologia educacional na rede pública de ensino, melhoria salarial e fortalecer o uso da informática.

Na segurança, a proposta é criar uma superintendência de inteligência da segurança ligada ao gabinete do governador, videomonitoramento e ampliar a estrutura da polícia. O plano de governo também cita ações de webcidadania, transmissão on line de licitações e incentivar as atividades religiosas de múltiplas matizes no espaço urbano.

Reinaldo Azambuja

Com o slogan “Da mudança à Transformação: Responsabilidade e coragem para garantir o futuro das pessoas no Mato Grosso do Sul”, o plano de governo de Reinaldo Azambuja (PSDB) tem 26 páginas. O documento do candidato à reeleição, registrado na Justiça Eleitoral, é dividido em um balanço da gestão até julho de 2018 e as novas propostas.

As propostas de governo foram divididas em 17 eixos: saúde; segurança pública; educação; meio ambiente; setor produtivo; logística; turismo; ciência, tecnologia e inovação, esporte e lazer; habitação; infraestrutura e saneamento; políticas para mulheres; assistência social; justiça social e cidadania; cidadania cultural; gestão de governo e pessoas; e gestão fiscal.

O primeiro item é emprego, com planos de fortalecer programas de qualificação profissional, aumentar parcerias com o setor privado, promover o aumento do número de empregos formais e aumentar a participação de mulheres no mercado de trabalho.

“Facilitamos a vida do cidadão e a tornamos menos burocrática. Nos tornamos um dos estados que mais resolve casos de criminalidade. Estamos prestes a implantar empreendimentos da chamada economia 4.0”

Na saúde, a proposta é manter ações da Caravana da Saúde, concluir hospitais para regionalizar o atendimento, reforçar parcerias com os municípios para atendimento de saúde básica e manter politicas de valorização dos profissionais.

No quesito educação, são citadas metas de ampliar a oferta de aulas em período integral, Vale Universidade e Vale Universidade Indígena, além de melhorar os indicadores educacionais em todas as regiões do Mato Grosso do Sul.

A segurança pública tem propostas como integração das forças policiais no combate à criminalidade nas regiões de fronteira, modernizar a segurança pública e assegurar meios para combater o crime e todas as formas de violência.

No meio ambiente, uma das propostas é implantar programa de pagamentos por serviços ambientais. Já o setor produtivo prevê a implantação de empreendimentos da chamada indústria 4.0. Na logística, consta a implantação da Rota Bioceânica rodoviária com a construção da ponte sobre o rio Paraguai.

(Fonte: Campo Grande News)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *