Notícias

Procuradores do MS participam de seminário da AGU sobre a Nova Lei de Licitações

Procuradores do Estado participam ontem (20) e hoje (21), em Brasília, do seminário “Desafios da Implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos”. A capacitação é promovida pela Escola Superior da AGU (Advocacia-Geral da União).

O objetivo é debater os principais pontos da norma que entra em vigor em todo o Brasil no dia 30 de dezembro, sobretudo as medidas de implementação a serem observadas pela advocacia pública.

Entre os temas abordados estão a atuação do consultivo jurídico e contratação direta, a atuação dos advogados na fase de planejamento, os desafios da vigência e a manutenção do equilíbrio contratual.

De acordo com o procurador-geral adjunto do Consultivo, Ivanildo Silva da Costa, trata-se de uma excelente oportunidade para discussão de tópicos relevantes da nova lei, que já está em processo de implementação em Mato Grosso do Sul.

“O encontro tem um olhar voltado para o advogado público, o que será bastante válido nas ações da PGE”, avaliou.

A Procuradoria-Geral do Estado tem promovido ações que visam preparar os gestores, os servidores e toda a estrutura administrativa que irá atuar com a nova legislação. Em parceria com a Fertel e a EscolaGov, foram disponibilizadas aulas em ambiente virtual, preparadas após a identificação das questões que geram mais dúvidas no corpo técnico do Governo.

A PGE também realizou um “plantão tira-dúvidas” para esclarecer pontos da nova Lei de Licitações. Os procuradores envolvidos neste trabalho são ligados às Coordenadorias Jurídicas de Compras Públicas e à Secretaria Executiva de Licitações da SAD (Secretaria de Estado de Administração), além da Procuradoria de Assuntos Administrativos.

A procuradora Vanessa de Mesquita e Sá, que também participa do seminário em Brasília, promoveu cursos nas mais diversas secretarias e autarquias da administração pública, com o objetivo de disseminar conhecimento sobre a nova norma e dirimir dúvidas dos técnicos que atuam no processo de compras governamentais.

Para ela, o evento em Brasília é mais um momento favorável para fomentar o debate e aprofundar questões relativas à legislação.

“Essa discussão sobre a Lei 14.133/2021 é de extrema importância, sobretudo no âmbito da advocacia pública. O que queremos é assegurar contratações eficientes, eficazes e efetivas, trazendo entregas com excelência à sociedade no que se refere à implementação das políticas públicas”, finalizou.

Além de Ivanildo Costa e Vanessa de Mesquita, também participam do evento em Brasília os procuradores André Lopes Carvalho, Tarcísio Barbosa Farias de Melo e Gustavo Machado Di Tommaso Bastos.

(Fonte: Folha CG)

Related posts
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more
Notícias

Chapadão do Sul abre licitação para contratação de fretamento de ônibus em secretarias

O credenciamento e o recebimento das propostas ocorrerão no dia 3 de junho de 2024 O município de…
Read more
Notícias

Após suspender licitação para via expressa dentro de parque, governo do Pará diz que vai readequar projeto

Prolongamento da Rua da Marinha tinha sido apresentado em fevereiro de 2024 e cortava o parque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *