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Prefeitura vai espalhar 130 km de faixas de ônibus

Como critério de escolha das vias, a secretaria informou que foram avaliadas a quantidade de ônibus por hora, a ligação com corredores e estações de trem e metrô, além da quantidade de faixas de rolagem. Os locais receberão sinalização e terão estacionamento proibido.

Radial. Para justificar a opção pelas faixas exclusivas, a secretaria cita o exemplo da Radial Leste, onde o modelo foi adotado em setembro. Segundo a pasta, a velocidade média dos ônibus ali aumentou 26% nos dois sentidos e houve ganho de 15 minutos no tempo de viagem. A Radial deve passar por obras para se tornar corredor de ônibus tradicional, com tráfego à esquerda. A via está incluída em outro pacote de obras, que inclui 68,5 km de corredores e cuja consulta pública para licitação das obras foi aberta na semana passada. Segundo o prefeito Gilberto Kassab (PSD), as obras desse pacote devem começar ainda na sua gestão. “Nós tínhamos esse compromisso com a cidade e estamos com a expectativa de que ainda neste ano as obras sejam iniciadas”, disse.

A pressão pela construção de corredores aumentou depois das panes no Metrô e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, em março. Em entrevista ao Estado publicada no domingo, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, fez críticas ao Município pela falta de vias exclusivas para ônibus. O pré-candidato petista à Prefeitura, Fernando Haddad, também fez críticas relacionadas ao tema.

 

Por: Artur Rodrigues
(Fonte: O Estado de S. Paulo)

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