Notícias

PREFEITURA ENFIM FAZ HOMOLOGAÇÃO DA LICITAÇÃO DOS RADARES

A Prefeitura de Bragança Paulista, publicou na sexta-feira, 7 no jornal Imprensa Oficial a homologação da licitação para contratação de empresa especializada para implantação de radares.

O processo levou mais de um ano para ser concluído e com isto, o contrato anterior acabou. Com isto, desde maio radares e equipamentos de OCR estão desligados no município.

A licitação foi aberta em 2017 mas após denúncias foi paralisada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE). A Prefeitura chegou a retificar o edital e marcou a abertura dos envelopes para fevereiro de 2018. De fevereiro a maio, entretanto, a licitação ficou suspensa para análise de documentos. No dia 10 de maio, a Prefeitura abriu as propostas.

A empresa Splice, que tem sede em Votorantim, foi a empresa que apresentou a melhor proposta financeira. A oferta dela foi de R$ 6.583.054,74. Em segundo lugar ficou a empresa TecDet, cuja oferta foi de R$ 6.720.680,00.

A Tec Det faz parte do Consório Via Segura. Este consórcio foi contratado em 2014 na gestão de Fernão Dias. A empresa, entretanto, já prestava serviços no município desde 2007.

Além dos radares, cuja instalação sempre gera muita polêmica, a licitação abrange também o monitoramento eletrônico. Os equipamentos de OCR são ferramentas importantíssimas não só quando o assunto é mobilidade urbana. Eles são também de extrema importância no combate a criminalidade. Os OCRs auxiliam principalmente o trabalho de investigação da Polícia Civil.

POLÊMICAS ENVOLVENDO LICITAÇÃO DE RADARES
Entre a abertura do envelopes em fevereiro e a homologação da licitação muitas foram as polêmicas envolvendo esta licitação de radares. Entre eles, o cancelamento de testes que foram efetuados com a empresa Splice.

Primeiro o ex-secretário de Mobilidade Urbana, Manoel Botelho aprovou os testes. Ele disse inclusive que até o dia 11 de julho acreditava que os equipamentos estariam ligados.

Ele deixou a pasta, debaixo de muitas críticas, sem o processo sequer ser concluído. As empresas Tec Det e Mobit, entraram com recursos. Entre outras coisas elas, alegaram falta de transparência administrativa. Diferente do que prevê a lei, os testes foram realizados, sem que as duas empresas fossem convocadas a acompanhar o processo.

Após as denúncias de falta de transparência apresentada no recurso, a Prefeitura voltou atrás. Além de tornar nulo os testes, a Prefeitura convocou a empresa Splice para nova demonstração

Com a saída do secretário Manoel Botelho do cargo, outra polêmica envolveu a secretaria de Mobilidade. Foi anunciado que Fernando Martinez assumiria o cargo, porém apesar dele ter assinado documentos enquanto a pasta ficou sem secretário, foi Aniz Abib Júnior, um dos braços direitos de Jesus Chedid, quem assumiu a Secretaria.

A reportagem do Jornal Bragança Em Pauta já enviou questionamentos à Prefeitura após a publicação da homologação da licitação dos radares. A reportagem quer saber quando será realizada a assinatura do contrato e dada a ordem de serviço para início dos trabalhos. Até as 15h45, no entanto, não recebemos retorno. A reportagem questionou, por exemplo, se há prazo para que os equipamentos sejam ligados e quais principais mudanças com relação ao sistema anterior.

(Fonte: Bragança em Pauta)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *