Notícias

Prefeitura do Rio inicia operação para combater vans piratas e irregulares

Na parte da tarde a fiscalização será realizada na Ilha do Governador e Bonsucesso, que terão fiscalizações volantes. Os reboques da coordenadoria, da Guarda Municipal e da Seop encaminharão os veículos irregulares para depósitos situados no Engenho da Rainha, Campo Grande e do Detro. Os motoristas que forem parados terão seus nomes levantados no Detran. A operação é comandada pelo delegado Cláudio Ferraz, designado pelo prefeito Eduardo Paes para comandar a coordenadoria.

 

Po volta das 7h50 desta segunda, uma van que transitava sem a placa dianteira foi apreendida na Rua Rodrigues Alves, no Centro. O motorista do veículo, Elson Mariano da Silva, justificou que perdeu a placa durante a chuva forte que atingiu a cidade na terça-feira (5). A penalidade por transitar sem placa, segundo agentes do Detro, é multa de R$ 191 e apreensão.

As operações fazem parte do processo de moralização do sistema de Transporte Complementar que se iniciou em dezembro de 2012 com a criação da coordenadoria, pelo prefeito Eduardo Paes. O cadastro de permissionários já foi feito e agora eles aguardam o final do processo de licitação, que deve ser divulgado até o começo de maio. O objetivo principal é absorver o subsistema Transporte Especial Complementar – TEC, conferindo maior organização e definindo regras claras de operação, com a criação do Sistema de Transporte Público Local (STPL)

O primeiro passo do processo de licitação foi dado no final de janeiro quando candidatos puderam se inscrever para concorrer às 1.738 permissões individuais. O prazo para as permissões serão de dez anos prorrogáveis por mais dez. Os documentos dos motoristas que se apresentaram na primeira etapa já estão sendo analisados. Serão licitados sete lotes que correspondem a sete áreas delimitadas através de um projeto feito pela Secretaria Municipal de Transportes.

Ao todo, serão 80 linhas operadas com veículos adequados às novas estruturas do processo de licitação. Cada linha do sistema STPL será operada por um permissionário que poderá incluir dois auxiliares. Os veículos serão integrados ao Bilhete único Carioca e monitorados 24 horas através de um sistema de GPS que será implantado em cada uma das vans.

 

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Dispensa e inexigibilidade de licitação para registro de preços

Sistema de registro de preços é o conjunto de procedimentos para realização, mediante…
Read more
ArtigosNotícias

Contrato por escopo e o instrumento adequado para a sua prorrogação

A nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/22) trouxe expressamente a figura do contrato por escopo…
Read more
Notícias

Agenda Celic tem 29 licitações previstas entre 13 e 17 de maio

Período traz certames requisitados por diversos órgãos do governo estadual A licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *