A medida não resolveu a falta de táxis já que as cooperativas credenciadas foram impedidas de ampliar suas frotas e obtiveram liminar judicial para impedir novas licitações.
A prefeitura do Rio estuda liberar para todos os táxis legalizados a operação nas áreas de embarque e desembarque nos aeroportos da cidade, como ocorreu durante a Rio+20. A suspensão do sistema Táxi Boa Praça, implantado há cinco meses no Galeão e há menos de um mês no Santos Dumont, será publicada hoje no Diário Oficial. O prefeito Eduardo Paes ainda não bateu o martelo pelo fim do esquema que limita a circulação nos aeroportos a táxis credenciados pela Infraero, mas pediu que a Secretaria de Transportes apresente alternativas até julho.
“A via de acesso ao aeroporto é pública. Vamos aguardar uma opinião técnica, mas entendo que essa restrição que se cria à circulação de táxis no aeroporto não é adequada”, disse Paes. Temendo que os táxis credenciados fossem insuficientes para atender à demanda da conferência, a prefeitura abriu os aeroportos para os cerca de 33 mil táxis que circulam hoje na cidade.
O Táxi Boa Praça foi criado por decreto em agosto de 2011, para tentar coibir episódios como as agressões das “máfias” dos aeroportos a outros taxistas. O sistema, entretanto, rendeu muitas críticas da categoria ao atual prefeito e agora candidato à reeleição. Do ponto de vista dos passageiros, a medida não resolveu a falta de táxis já que as cooperativas credenciadas foram impedidas de ampliar suas frotas e obtiveram liminar judicial para impedir novas licitações. O programa deveria chegar também à rodoviária Novo Rio.