Notícias

Prefeitura de São José dos Campos prorroga licitação do transporte público

A Prefeitura de São José dos Campos prorrogou, por tempo indeterminado, a licitação para a nova concessão do transporte público da cidade. A concorrência pública estava marcada, inicialmente, para a próxima segunda-feira (17), às 9h. A justificativa para a prorrogação são as adequações no edital.

A participação para a disputa, que é internacional, foi aberta em junho. A minuta de edital foi elaborada em conjunto entre a Prefeitura e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que firmaram contrato em 2019 para realização de estudos, análise e reformulação do sistema do transporte coletivo da cidade.

A disputa ainda é alvo de um pedido do Sindicato dos Condutores para que o Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP) suspenda o processo (leia mais abaixo).

A minuta do edital foi apresentada ao Conselho de Mobilidade e mostrava algumas mudanças em relação ao atual modelo vigente. Entre as alterações, o projeto prevê o fim do pagamento em dinheiro e a retirada dos cobradores dos ônibus. O novo serviço terá novidades tecnológicas, como um aplicativo para os passageiros solicitarem o transporte (leia mais abaixo).

O processo de licitação será dividido em dois lotes. Uma empresa vai assumir o transporte nas regiões norte, oeste e sul. A outra vai atuar nas regiões leste e sudeste. Atualmente operam na frota 389 veículos e, com a nova concessão, o número deve subir para 513, incluindo vans, micro-ônibus, ônibus e articulados.

As empresas vencedoras da concorrência serão aquelas que apresentarem a menor tarifa. Atualmente, o preço da passagem em São José dos Campos custa R$ 4,50 no bilhete eletrônico e R$ 5 para quem paga em dinheiro.

Denúncia
Na quarta (12) o Sindicato dos Condutores pediu ao TCE-SP que a concorrência fosse suspensa devido a irregularidades. Não há prazo para que o tribunal avalie o pedido.

Entre os pontos apresentados, estão problemas na fase de audiências públicas usadas para embasar o edital com participação popular. Devido à pandemia, os eventos foram limitados e houve baixa participação dos usuários.

O pedido também cita que o prazo entre disponibilização do edital e entrega das propostas foi curto e ainda aponta que há um problema pela concorrência prever a gestão financeira da nova modalidade por uma terceira empresa.

O que diz a prefeitura
Em nota, a prefeitura informou que “o certame foi prorrogado para realização de adequações no edital, tendo em vista o acolhimento de apontamentos realizados na representação e também em impugnações e questionamentos administrativos. Não há previsão para a reabertura da licitação e quando ocorrer, será reaberto o prazo de 30 dias para o recebimentos das propostas. Não há relação com a ação judicial da Defensoria Pública”.

Em maio a Justiça suspendeu a realização de uma audiência pública da Prefeitura de São José dos Campos para discutir o novo edital de licitação do transporte público na cidade. A decisão atendeu a um pedido da Defensoria Pública.

Novo modelo
Entre as principais mudanças previstas estão:

Fim do pagamento em dinheiro. O embarque será apenas por bilhetagem eletrônica. Com isso, acaba a função de cobrador;
As vans do transporte alternativo também serão incluídas no sistema de bilhetagem eletrônica;
Aplicativo para transporte sob demanda. Em São José, o sistema deve ter duas modalidades. Uma delas com tarifa fixa, em que os veículos poderão fazer pequenas mudanças no trajeto para pegar o passageiro onde ele estiver dentro de uma área determinada. A outra modalidade de transporte sob demanda terá trajetos e preços livres. Será uma espécie de Uber para o transporte coletivo.
As integrações entre os ônibus do sistema de transporte público do município de São José dos Campos serão gratuitas para os usuários para qualquer sentido, desde que respeitado o limite máximo de três transbordos (quatro linhas) em um intervalo de duas horas.

Fonte: G1

Related posts
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more
Notícias

Chapadão do Sul abre licitação para contratação de fretamento de ônibus em secretarias

O credenciamento e o recebimento das propostas ocorrerão no dia 3 de junho de 2024 O município de…
Read more
Notícias

Após suspender licitação para via expressa dentro de parque, governo do Pará diz que vai readequar projeto

Prolongamento da Rua da Marinha tinha sido apresentado em fevereiro de 2024 e cortava o parque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *