Notícias

Prefeitura de Divinópolis publica processo licitatório para a elaboração do projeto executivo e execução das obras no Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral


A empresa será contratada para adequação de RESA (área de segurança de fim de pista) na cabeceira 35. O investimento é estimado em R$ 833.628,42.

O processo licitatório para a elaboração do projeto executivo e execução das obras na pista de pouso e decolagem do Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral foi publicado em Divinópolis. A empresa será contratada para adequação de RESA (área de segurança de fim de pista) na cabeceira 35.

O investimento é estimado em R$ 833.628,42, com recursos federais do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). A modalidade do certame será regime diferenciado de contratação (RDC).

A obra faz parte dos projetos básicos elaborados pela Infraero, empresa que administra o aeroporto, e validados pela Secretaria Municipal de Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento (Semfop).

No início do mês, a Infraero informou que os projetos básicos contratados foram entregues à Prefeitura e estão sendo analisados e aprovados pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura.

A licitação está dividida em “execução do projeto executivo” e “execução de obra de adequação”, ambos da RESA. O edital está disponível no site Prefeitura e as propostas podem ser encaminhadas.

A disputa de lances no dia 24 de março de 2022 às 10h. Demais informações poderão ser esclarecidas por meio dos telefones (37) 3229-8127/3229-8128.

Execução de serviços
Em 2019, a Infraero foi contratada pela Prefeitura de Divinópolis para gestão e operação do Aeroporto Brigadeiro Cabral. Os serviços previstos no contrato incluem a fiscalização das áreas do terminal de passageiros, bem como da pista de pousos e decolagens, pátio e taxiways durante o atendimento de embarques e desembarques de passageiros.

À Prefeitura de Divinópolis cabe desempenhar os serviços de limpeza e conservação, vigilância e manutenção, bem como, os serviços de água, luz e telefonia e demais investimentos necessários.

Em 2020, foi firmado um contrato foi entre a Infraero e a Prefeitura para a execução de diversos serviços, com o objetivo de garantir o desenvolvimento e a retomada das operações de voos regulares no terminal.

Os trabalhos envolvem, entre outros, serviços técnicos de engenharia e meio ambiente, implantação de um sistema de gerenciamento de sinalização horizontal, reparos no sistema elétrico de emergência, elaboração de projeto básico para reforma, além das elaborações do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo e do Plano Básico de Zoneamento de Ruído.

Todos estes projetos estão em andamento e o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Luiz Angelo Gonçalves, contou que está otimista quanto à retomada dos voos comerciais.

Contratos
Por meio de nota, a Infraero informou que contratos com a Prefeitura de Divinópolis para a gestão e a operação do Aeroporto Brigadeiro Cabral, além da prestação de diversos serviços técnicos de engenharia e meio ambiente e a elaboração de Projetos Básicos para itens de infraestrutura.

Entre eles, a Implantação de Área de Segurança de Fim de Pista (RESA); Instalação de Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI); adequação das luzes de pista; sinalização vertical de instrução obrigatória e horizontal do sistema de pistas; adequação das Instalações Contra Incêndio (PPCI); reforma da edificação da nova Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA); e equipamentos para sua implantação.

A Infraero informou ainda que os projetos contratados foram entregues à Prefeitura. Eless estão sendo analisados e aprovados pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura.

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *