Notícias

Prefeitura de Belém anuncia empresa vencedora da licitação dos serviços de limpeza urbana


Depois de 10 anos sem a realização de um processo licitatório, a Prefeitura de Belém concluiu a licitação para a contratação de serviços de limpeza urbana.

Em meio às comemorações pelo aniversário da cidade, o prefeito Edmilson Rodrigues, anunciou em suas redes sociais, nesta segunda-feira, 8, o grupo vencedor da licitação para concessão dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em Belém.

O Consórcio Natureza Viva, composto pelas empresas CS Brasil Transporte de Passageiros e Serviços Ambientais Ltda, Terraplena Ltda, Promulti Engenharia e Infraestrutura e Meio Ambiente Ltda, vai assinar o contrato neste mês de janeiro.

Depois de 10 anos sem a realização de um processo licitatório justo e amplo, a Prefeitura de Belém conseguiu concluir a licitação para a contratação de serviços de limpeza urbana. O processo iniciado em janeiro de 2021, busca uma ação de forma completa, que atenda a cidade como um todo, com mais rotas, mais carros coletores e mais trabalhadores envolvidos na zeladoria da cidade.

Marco – O prefeito Edmilson Rodrigues aponta que esse contrato também inicia a solução final para a destinação do material recolhido. “Esse novo sistema é um marco histórico na zeladoria de Belém, inovação que vai levar o bem-estar pessoal e ambiental em todos os bairros e distritos. A demora se deu porque buscamos a solução verdadeira e responsável, e por isso mesmo mais difícil, ao invés de paliativos e improvisações”, explica o prefeito.

A proposta

O Consórcio Natureza Viva apresentou o valor fixo mensal de R$ 32.668.572,59 para a realização dos serviços de limpeza pública,que englobam as atividades operacionais de coleta e transbordo, transporte e triagem para fins de reutilização ou reciclagem. O contrato de concessão de 30 anos tem valor total de R$ 11.760.686.131,65.

A licitação também inclui o tratamento, destinação e disposição final de forma ambiental adequada dos resíduos sólidos urbanos e provenientes de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, com volume e composição equiparáveis ao lixo domiciliar. E, ainda, os resíduos de serviços de saúde e da construção civil.

A Prefeitura de Belém abriu licitação para a concessão dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em julho de 2023, após abrir processo de escuta das empresas que apresentassem suas sugestões. O processo deveria ter terminado em julho, mas vários questionamentos judiciais foram feitos à Prefeitura, que apresentou as respostas acolhidas pelos juízes. O último questionamento judicial foi feito depois da abertura dos envelopes em 21 de dezembro.

(Fonte: O Liberal)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *