Notícias

Porto Valongo terá licitações em 2013

O estudo final de viabilidade técnica, econômica, social e ambiental do programa de revitalização Porto Valongo Santos estará concluído até outubro. 

 

O estudo final de viabilidade técnica, econômica, social e ambiental do programa de revitalização Porto Valongo Santos estará concluído até outubro. A garantia é do secretário municipal de Planejamento, Bechara Abdalla Pestana Neves.

 

Realizado pela empresa Ove Arup & Partners, o plano de ocupação e de sustentabilidade tem como objetivo a construção de um complexo turístico, empresarial, cultural e náutico na região dos abandonados armazéns 1 ao 8.

 

Para viabilizar o que está planejado nessa área, de 141,9 mil metros quadrados, estão previstos investimentos de R$ 554 milhões.

 

O representante do Executivo participou, ontem à tarde, de uma reunião do Conselho de Câmaras Setoriais da Associação Comercial de Santos, cujo tema foi o andamento de projetos para a revitalização do Centro Histórico.

 

O impacto dos investimentos de empresas privadas, da Petrobrás e do projeto Porto Valongo Santos transformará uma região bastante degradada do Município em um novo ponto turístico e cultural.

 

“Estamos trabalhando para que esse processo seja irreversível e garanta a continuidade de um projeto que trará muitos frutos para toda a região. Os grandes portos do mundo têm um complexo como esse. Santos não pode ficar de fora”, diz Neves.

 

Copa do Mundo

 

As primeiras licitações para viabilizar o complexo estão previstas para serem lançadas no início do próximo ano e deverão ser feitas de duas formas.

 

A União será a responsável pela concorrência para a construção do novo terminal de passageiros e de três novos berços de atracação de navios. O restante deverá ficar sob a responsabilidade da Administração Municipal.

 

O secretário afirma que a Prefeitura ainda está aguardando uma resposta do Governo Federal para a inclusão do projeto Porto Valongo Santos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo de 2014.

 

Se isso ocorrer, os processos de licitação e de licenciamento para a realização das obras do novo complexo serão mais ágeis.

 

Petrobrás

 

Outro importante projeto que é desenvolvido no Valongo é de responsabilidade da Petrobrás. A estatal construirá três torres (cada uma com 17 pavimentos) para a instalação da sede definitiva da Unidade de Negócios da Bacia de Santos (UN-BS), assim como o centro de integração de operações.

 

O gerente geral da UN-BS, José Luiz Marcusso, afirma que as obras estão em andamento e o primeiro edifício deverá ser entregue no dia 15 de março de 2014. O prazo inicial estabelecido era o final do próximo ano. No entanto, houve uma alteração no projeto, devido à uma rocha.

 

O prédio deverá abrigar cerca de 2.300 trabalhadores. O segundo está previsto para ser entregue em 2016 e o terceiro, dois anos mais tarde.

 

Por: Sandro Thadeu
(Fonte: A Tribuna)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Campinas abre licitação para obras em vias públicas

Obras serão direcionadas para a Avenida Suaçuna e Rua Armando Frederico Renganeschi; valor total…
Read more
Notícias

Licitação da Praça da Igreja Matriz é lançada em Anita Garibaldi

A informação foi confirmada pelo Prefeito, João Cidinei da Silva. A Prefeitura Municipal de Anita…
Read more
Notícias

Petrobras anuncia licitação para voltar a produzir petróleo no Amazonas

Companhia prevê contratação de quatro sondas terrestres para projetos na Bahia e no Amazonas. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *