Notícias

Porto fará licitação para dragagem da Galheta

Ibama emitiu nesta última quarta-feira (26) licença ambiental para obra no canal de acesso

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) deve lançar nos próximos dias o edital de licitação com custo estimado em R$ 25 milhões para contratar uma empresa para realizar a dragagem do Canal da Galheta, trecho marítimo que dá acesso aos portos paranaenses na baía de Paranaguá. A medida foi anunciada pelo Governo do Paraná após o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) conceder nesta quarta-feira (26) a licença de instalação para a obra.

A última dragagem na região ocorreu em 2009 e, desde aquela época, o acúmulo de sedimentos no fundo do canal atrapalha a circulação de navios. A previsão é que 2,5 milhões de metros cúbicos de material sejam retirados durante oito meses de trabalho e despejados em uma área em alto-mar, a 22 quilômetros do canal.

Depois de concluída a dragagem, a Appa espera que possa ser restabelecida a profundidade original do Canal da Galheta de 15 metros de profundidade, o que permite navio com calado (parte submersa) de até 12,5 metros. Atualmente, a Capitania dos Portos da Marinha brasileira permite que calado máximo de 11 metros durante o dia e 10,8 metros à noite por segurança. Existe o risco dos navios enroscarem no fundo e encalharem.

A falta de dragagem prejudica as exportações pelos portos do Paraná, já que os grandes navios não podem sair com carga completa devido a possibilidade de acidentes.

(Fonte: Gazeta do Povo – PR)

Related posts
Notícias

Sancetur vence licitação do transporte público de Campinas na B3, em SP

Processo licitatório do transporte coletivo de Campinas na sede da Bolsa de Valores, em São Paulo…
Read more
Notícias

Licitação de R$ 1,8 milhão vai ampliar abrigo para migrantes em Corumbá

A nova estrutura será instalada em um imóvel localizado na Rua Dom Pedro II, no bairro Nossa…
Read more
Notícias

Jerônimo autoriza licitação para restauro da Faculdade de Medicina da Bahia em Salvador

Governador também anunciou obras no Arquivo Público do Estado durante evento que marcou…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *