Notícias

Portas em plataforma de estação do Metrô estão há 3 anos sem funcionar

Duas empresas foram contratadas por licitação para a instalação das portas em fevereiro de 2010.

 

Instalação foi interrompida em 2010 por problemas financeiros.

Segundo Metrô, empresa foi multada em 10% do valor do contrato.

 

Depois de três anos do início de sua instalação, as portas na plataforma da estação de Metrô Vila Matilde, na Linha 3-Vermelha, ainda não começaram a funcionar. A previsão inicial para o início da operação era junho de 2010, mas o sistema nunca chegou a operar. Segundo o Metrô, o objetivo das portas é diminuir a possibilidade de acesso dos usuários à via e casos de suicídio.

 

Duas empresas foram contratadas por licitação para a instalação das portas em fevereiro de 2010. Uma delas começou a apresentar problemas financeiros, que provocaram a paralisação total dos serviços no início de 2011, de acordo com o Metrô.

 

Devido ao atraso na conclusão das obras, a empresa foi multada em 10% do valor total do contrato, que é de R$ 71.447.002,16 para a instalação de portas em um total de 12 estações da linha.

 

Durante todo o período de implantação das portas, os trens circulavam por uma única via entre as estações Penha e Guilhermina-Esperança das 22h do sábado até o final da operação de domingo. Durante esse tempo, os usuários do Metrô precisavam trocar duas vezes de composição no trecho.

O estudante de Economia Lucas Figueiredo, de 22 anos, conta que chegou a perder o horário para um concurso devido ao atraso do Metrô. “Saí de casa uma hora e meia antes de começar a prova e ainda assim não deu tempo de chegar. Devo ter atrasado mais de 20 minutos só nessa troca de trens”, disse.

 

De acordo com o Metrô, os trabalhos de instalação das portas foram retomados em 2012 e no momento estão em fase de testes. O sistema deve começar a funcionar no segundo semestre de 2013.

 

Outras estações

Os trabalhos de instalação das portas em outras 11 estações da Linha 3-Vermelha, prevista no contrato, devem ser iniciados apenas depois que o sistema estiver em plena operação na estação Vila Matilde. Elas devem ser instaladas ainda nas estações Artur Alvim, Penha, Carrão, Tatuapé, Belém, Bresser-Mooca, Brás, Sé, Anhangabaú, República e Marechal Dedodoro.

As portas já estão em funcionamento em todas as estações da Linha 4-Amarela e nas estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente da Linha 2-Verde.

 

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *