Notícias

Pela segunda vez, prefeitura tenta dar uso a espaços embaixo de viadutos

Administração lançou nova consulta pública para encontrar empresas interessadas em explorar comercialmente áreas na Lapa e na Pompeia

A prefeitura de São Paulo lançou uma nova rodada de consultas públicas para encontrar empresas interessadas em explorar comercialmente e requalificar os espaços que ficam embaixo dos viadutos da Lapa e da Pompeia, na Zona Oeste da capital. É a segunda vez que a administração realiza essa pesquisa de mercado.

A primeira ocorreu em julho, mas foi cancelada um mês depois pela prefeitura, que alegou ter identificado problemas no processo de licitação. Em nota, diz que a Comissão de Licitação dos Baixos dos Viadutos considerou que a então vencedora do certame era inabilitada para assumir o contrato de permissão de uso. O nome da empresa que venceu o pleito na época é Instituto Terra – Meio Ambiente e Inclusão Social. A reportagem não conseguiu contato com o instituto até a publicação desta reportagem. A nova versão do edital ficou colocada para chamamento público entre os dias 8 e 18 de outubro.

“A Comissão Especial de Licitação dos Baixos dos Viadutos decidiu negar recurso do Instituto Terra – Meio Ambiente e Inclusão Social e manteve sua inabilitação. Entre os motivos apresentados para negar o recurso encontra-se a identificação de fatos e vícios, entre eles, a existência de Débitos Trabalhistas, além de documentos incorretos, falta de documentos e documentos com prazo de validade vencido”, comunica a prefeitura.

A iniciativa da prefeitura de procurar interessados a ocupar esses espaços ocorre em meio a problemas recentes que gestão municipal teve com alguns viadutos da cidade. Em novembro de 2018, uma parte da Ponte do Jaguaré, na Marginal Pinheiros, cedeu cerca de dois metros durante a madrugada. No momento que a estrutura do viaduto caiu, alguns carros trafegavam pela via. O viaduto foi totalmente liberado depois de ter ficado quatro meses interditado.

Em janeiro de 2019, a ruptura de uma viga obrigou a prefeitura interditar o viaduto da Marginal Tietê que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra. A estrutura só foi liberada para uso em junho. Esses episódios fizeram a administração municipal acender a luz amarela. Em abril, a prefeitura então realizou uma bateria de vistorias nos viadutos da cidade.

Apesar disso, a prefeitura garantiu que verificou as condições dos viadutos da Lapa e da Pompeia antes de realizar a licitação. “Para iniciar a permissão, os dois viadutos possuem laudo de vistoria elaborado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana”, diz o texto. Comunicou ainda que que as empresas vencedoras da licitação terão o dever de fazer a requalificação, manutenção e ativação desses locais.

“A iniciativa privada também poderá explorar atividades comerciais como alimentos e bebidas, serviços de feiras, escritórios compartilhados (coworking), aluguel de bicicletas, patinetes e afins, publicidade (dentro das regras da Lei Cidade Limpa), além de realizar eventos”, informa.

O objetivo é que os vencedores da licitação (ganha quem der o lance maior) sejam responsáveis pela manutenção das áreas e possam cobrar por serviços de alimentação e atividades de lazer, cultura e esportes. Caso os eventos sejam gratuitos, haverá um desconto de 80% no aluguel que cada administrador deverá pagar mensalmente à gestão municipal. A prefeitura pretende replicar o modelo para outros viadutos da cidade. Outra obrigação das empresas vencedoras será a instalação de câmeras de vigilância no espaço e implantação de banheiros.

Vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Antonio Carlos Pela elogiou o projeto do governo de Bruno Covas (PSDB) e disse que a entidade foi consultada na elaboração da proposta. “Nós conhecemos o projetos e o estudamos muito antes de ser lançado. Achamos muito interessante”, afirma. “Isso é feito em outros países, como Nova York e Londres. Progressivamente, a ideia é dar aproveitamento a esses lugares, alguns deles localizados em lugares nobres da cidade”.

Quando a prefeitura consultou a ACSP sobre o projeto, Pela relata que afirmou que a instituição deu sugestões sobre o modelo de licitação do serviço. “Eram questões contratuais”, diz.

(Fonte: Veja SP)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *