Notícias

Operação Lava-Jato teve pouco efeito nas licitações públicas


Especialistas e entes atuantes no mercado avaliam que corrupção ainda é grande no setor de obras; Lei das Estatais é elogiada

A Operação Lava-Jato , cuja primeira fase completa cinco anos hoje, influenciou a nova Lei das Estatais, considerada um avanço no combate à corrupção, mas teve efeito limitado nas contratações de obras públicas pelos governos federal, estaduais e municipais.

— Posso garantir que, para a imensa maioria das licitações, nada mudou —afirmou Carlos Ari Sundfeld, professor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Sundfeld acredita que licitações de obras poderiam ser aperfeiçoadas se seguissem o caminho já aberto pela Lei das Estatais, de 2016, a única grande mudança legal desde a Lava-Jato. Essa lei, em vez de criar dezenas de regras, tem princípios gerais e prevê a existência de conselhos para editar normas. Para ele, esse arranjo normativo dá mais agilidade na luta contra as irregularidades.

Outras vantagens da Lei das Estatais que poderiam servir de inspiração são a maior transparência e o incentivo para as empresas que fazem negócios com o governo para criar programas de conformidade.

— Em estados e municípios, há menor aderência (às políticas de integridade) — disse Fábio Januário, presidente da Odebrecht Engenharia e Construção.

(Fonte: O Globo)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *