Notícias

Obras do Contorno do Mestre Álvaro começam ainda em 2014, diz Dnit

Total de R$ 290 milhões já está disponível para a construção. Conclusão continua prevista para 2017.

Depois de ser alvo de uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), a licitação de construção do Contorno do Mestre Álvaro foi finalmente aprovada, e a empresa que venceu o edital deve iniciar as obras ainda em 2014. A informação foi passada pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado (Dnit-ES), Halpher Luiggi, durante uma reunião realizada nesta quarta-feira (22), com moradores da Serra.

 

No mesmo dia, a Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop) confirmou que o recurso necessário para a realização da obra já está disponível – um total de R$ 290 milhões, proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

 

Apesar da licitação ter sido paralisada por pelo menos três meses, para que o TCU realizasse a auditoria, a conclusão da obra continua prevista para 2017.  “O Tribunal de Contas entendeu que está tudo correto com a licitação e a julgou procedente. A partir de agora o processo vai ser simples. Vamos assinar o contrato com a empresa vencedora e começar a construção. Até porque já estamos com o recurso 100 % garantido”, reforça o secretário Fábio Damasceno.

 

Tráfego

 

De acordo com a Setop, um dos grandes ganhos da obra vai ser retirar o tráfego intenso do trecho da BR 101 que passa pela Serra, principalmente de caminhões. Hoje, circulam pelo local cerca de 40 mil veículos por dia.

 

Com o contorno pronto, a previsão é de que, já no primeiro ano de funcionamento, 15 mil desses veículos passem a trafegar pelo Contorno do Mestre Álvaro. “É uma das obras mais importantes dentro do programa de mobilidade do governo. Além de transferir o tráfego pesado para o contorno, vamos diminuir os acidentes”, frisa Damasceno.

 

Estrutura

A nova rodovia vai contar com duas faixas de 3,6 metros em cada sentido. Haverá canteiro central de 3 metros, acostamentos de 2,5 metros, além de faixa multiuso, nos dois sentidos, para pedestres e ciclistas. Sete viadutos também serão construídos no trecho.

 

7 km a menos para quem vai a Vitória

A construção do Contorno do Mestre Álvaro – que originalmente denominado Rodovia ES-120 – vai reduzir em 7 km o trajeto entre a Serra e Vitória. O motorista de ambulância Marcelo Almeida, de 28 anos, contou que não vê a hora de a obra ficar pronta.

 

“Trabalho no Norte do estado e quase todos os dias tenho que ir a Vitória. Atravessar o trecho que corta o município da Serra é sempre um sufoco”, reclamou Marcelo, que é natural de São Gabriel da Palha.

 

Na Serra, a BR-101 possui 25 quilômetros e vai de Carapina até a Serra-Sede. Já o Contorno do Mestre Álvaro terá 18 quilômetros de extensão.

* Com colaboração de Patrick Camporez, de A Gazeta

 

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Prefeitura de São Sebastião abre licitação para construção de Terminal de Ônibus

Dia 3 de maio às 10h acontecerá a abertura dos envelopes ‘proposta de preços’ para a…
Read more
Notícias

Licitação para asfaltamento da BR-319 é anunciada pelo DNIT; estrada liga Rondônia ao Amazonas

Projeto visa melhorar conexão entre estados com a reconstrução de trechos críticos da principal…
Read more
Notícias

Licitação para obras de ampliação, revitalização e urbanização do cemitério do Gravatá será nesta quinta-feira (2)

A Prefeitura de Penha estima que, após a licitação, as obras devem iniciar em 30 dias A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *