Especial: Nova Lei de LicitaçõesNotícias

Nova Lei de Licitações é sancionada por Bolsonaro com 26 vetos

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quinta-feira (1º/4) a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei 14.133/21) que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

A nova lei substitui a antiga (Lei 8.666/1993), a Lei do Pregão (Lei 10.520/2002) e o Regime Diferenciado de Contratações (RDC — Lei 12.462/11). Uma das inovações é que a normativa insere dispositivos no Código Penal para tipificar crimes em licitações, além de exigir seguro-garantia para grandes obras.

Bolsonaro vetou 26 dispositivos ao sancionar a nova normativa. Na opinião de Jonas Lima, advogado especialista em licitações e contratos administrativos, o novo regramento representa um importante avanço. “Uma lei que muda paradigmas, com o Portal Nacional de Contratações Públicas sendo vitrine de transparência, a modalidade licitatória do diálogo competitivo para superar desafios da administração em objetos sem soluções prontas, o BIM (Building Information Modelling) para agilizar e reduzir custos de obras públicas, o melhor regramento das licitações internacionais, a arbitragem para solução de conflitos, as mudanças em crimes licitatórios e criaram um hipótese de prioridade no CPC para processos sobre contratações públicas, além de outras inovações”, exalta.

Clique aqui e Confira Lei Completa.

(Fonte: Conjur)

Related posts
Notícias

Piracicaba abre licitação para reformar Teatro Dr. Losso Netto

A Secretaria da Ação Cultural de Piracicaba abriu licitação para execução de obras de reforma…
Read more
Notícias

Licitações destinam 17 milhões para asfalto na região sul da capital

Investimentos serão destinados a obras de infraestrutura e pavimentação nas regiões do Complexo…
Read more
Notícias

Licitação para fornecimento de refeições em presídios da região é suspensa

Os efeitos da decisão serão mantidos até o julgamento de mérito do processo, a não ser que…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *