Notícias

No Pará – Prefeito é afastado do cargo e empresários do Pará são investigados por suspeita de irregularidades em licitações

Prefeito de Bonito é afastado do cargo e empresários do Pará são investigados por suspeita de irregularidades em licitações
Operação Saturno, do Ministério Público, prendeu duas pessoas em flagrante durante mandados de busca e apreensão. Joias e dinheiro estão entre itens localizados nas casas de investigados.

O prefeito de Bonito, no nordeste do Pará, Michel Assad, foi afastado do cargo nesta quarta-feira (3) por suspeita de “irregularidades em procedimentos licitatórios e contratos de algumas empresas” com a prefeitura.

O afastamento foi determinado pela Justiça a pedido do Ministério Público do Pará (MPPA), que deflagrou a Operação Saturno para cumprir 20 mandados de busca e apreensão nas casas dos investigados, entre eles empresários.

“A investigação é focada em seis empresas, que são na maioria de familiares do prefeito”, informou Daniel Bona, Promotor de Justiça delegado do caso.

Duas pessoas foram presas em flagrante por porte e posse ilegal de arma de fogo durante os mandados de busca e apreensão. Além das armas, jóias e dinheiro também foram encontrados. Não foi informado quanto e quais itens, ao total, foram apreendidos.

Até a publicação desta reportagem, o g1 não obteve retorno aos recados deixados à prefeitura e ao prefeito com pedido de posicionamento sobre a operação.

O Ministério Público do Pará não detalhou o período em que as irregularidades teriam ocorrido nem quantas pessoas são investigadas ao todo. Também não foi confirmado quem são as duas pessoas presas, no entanto, segundo o MPPA, nenhuma delas é o prefeito.

Mais de 50 agentes cumprem mandados de busca em Bonito, Capanema, Santa Maria do Pará, Ananindeua e Belém.

A investigação iniciou neste ano após denuncias “contra o Prefeito Municipal de Bonito apontando várias irregularidades em procedimentos licitatórios e contratos de algumas empresas com o Poder Público Municipal”. Não foi informado quando ocorreram as primeiras denúncias.

“Restou constatado que as contratações ora investigadas apresentam conjunto consistente de indícios de fraude, sugerindo montagem do processo e favorecimento das empresas contratadas, que no geral pertencem a parentes do gestor municipal”, informou

A ação é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional do (GSI/MPPA), o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o Gabinete Militar e a Procuradoria-Geral de Justiça.

Os mandados de busca, prisão e afastamento do prefeito foram deferidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará a pedido da Procuradoria-Geral de Justiça.

(Fonte: Folha do Progresso)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *