Notícias

Municípios farão licitação para exploração de matadouros

As prefeituras sergipanas não poderão controlar mais as atividades nos matadouros e os municípios que possuem estrutura própria deverão formalizar procedimentos para, através de licitação, repassar a exploração da atividade para a iniciativa privada através de concessão pública. No entendimento da procuradora da república Lívia Tinoco, representante do Ministério Público Federal, e do procurador geral de justiça Eduardo D´Ávila, representante do Ministério Público Estadual, os matadouros devem ganhar roupagem de frigoríficos para atender a todos os municípios de Sergipe, de forma regionalizada, e com estrutura que obedeçam às exigências legais quanto à higiene e aos aspectos ambientais.

A procuradora da república Lívia Tinoco classifica como inviável economicamente a instalação desses estabelecimentos em cada município sergipano e observou que os grandes centros poderão manter as estruturas de forma a atender os municípios circunvizinhos. Nesta segunda-feira, 12, as prefeituras de Estância e Tobias Barreto assinaram termo de compromisso, em reunião que ocorreu a portas fechadas na sede do Ministério Público Estadual.

Além do MPF e do MPE também participaram da reunião, representantes da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). Ao final, os municípios assinaram termo se comprometendo a criar edital de licitação para que a atividade seja explorada pela iniciativa privada.

Mas para tanto, exige-se que os municípios apresentem toda a estrutura com os equipamentos indispensáveis, exigidos pela legislação federal. São equipamentos variados, que incluem aqueles mais simples até a instalação de câmeras frigoríficas, de forma que o empreendimento esteja apto a receber os respectivos selos de inspeção que autorize a comercialização da carne, seja no âmbito do município, do Estado ou até mesmo para a exportação.

Os preparativos estão bastante avançados nos municípios de Itabaiana, Capela e Lagarto e agora com a adesão de Estância e Tobias Barreto, conforme destacam os representantes de ambas as instituições que conduziram a audiência. O diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, informou que aqueles municípios estão aptos a abrigar os empreendimentos, no aspecto ambiental. Mas, conforme explicam a procuradora da república e o procurador geral de justiça, há outros aspectos relacionados aos equipamentos e obras específicas que devem ser instalados para a operacionalidade.

Em se tratando de estrutura pública, os municípios devem realizar o processo de licitação para repassar a exploração para a iniciativa privada. Mas nada impede que uma empresa privada crie toda a estrutura e, com recursos próprios, faça o investimento e explore a atividade onde desejar. Nesse caso, não há exigência de licitação. Desde que não haja qualquer investimento público, conforme adverte a procuradora da república.

(Fonte: InfoNet)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *