Notícias

MPAC recebe treinamento sobre a nova Lei de Licitações

Servidores que atuam na área administrativa do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participaram, na tarde desta quinta-feira, 26, da palestra “Desafios da nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº14.133/2021)”, ministrada pela procuradora do Estado do Acre, Janete Melo D’Albuquerque Lima, chefe da Procuradoria Administrativa da PGE.

A Nova Lei de Licitações e Contratos, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Munícipios, está em vigor desde 1º de abril de 2021, data de sua publicação.

Durante os próximos dois anos haverá a convivência da nova norma com as Leis nº 8.666/1993, nº 10.520/2002 (Pregão) e nº 12.462/2011 (RDC), que, ao final desse prazo, serão revogadas. Esse prazo foi previsto para que os entes federados possam se adequar às regras da nova lei de forma coordenada e organizada.

Durante a abertura da palestra o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, destacou a importância da capacitação para manter as equipes atualizadas, principalmente com este período de transição para implementação da nova lei, oportunidade em que é possível aprender na teoria o que, mais tarde, deve ser colocado em prática.

“É muito importante que todos conheçam as mudanças e estejam preparados para a aplicação da nova lei. Fica aqui meu agradecimento à procuradora do Estado Janete D’Albuquerque e também aos servidores presentes. É fundamental receber essa capacitação”, pontuou o PGJ.

A chefe da Procuradoria Administrativa da PGE, Janete Melo D’Albuquerque, procuradora do Estado há 20 anos, atuando há mais 10 anos na área da consultoria administrativa, destacou que o intuito do encontro é conversar sobre o que a nova lei traz de novidades e quais os maiores desafios na sua implementação.

“A ideia é falar um pouco sobre a introdução dessa lei na nossa prática diária, tendo em vista que ainda não temos nada muito prático sobre sua operacionalização, mas a expectativa é que, em menos um ano, já precisemos fazer isso”, finalizou.

Tiago Teles – Agência de Notícias do MPAC

(Fonte: AC Jornal)

Related posts
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more
Notícias

Chapadão do Sul abre licitação para contratação de fretamento de ônibus em secretarias

O credenciamento e o recebimento das propostas ocorrerão no dia 3 de junho de 2024 O município de…
Read more
Notícias

Após suspender licitação para via expressa dentro de parque, governo do Pará diz que vai readequar projeto

Prolongamento da Rua da Marinha tinha sido apresentado em fevereiro de 2024 e cortava o parque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *