Notícias

Moradores de Jaboatão cobram a deputados reforma de prédios-caixão

Verba já foi garantida pelo Ministério das Cidades, mas não houve licitação. Justiça Federal determinou retirada de 416 famílias, que se recusam a sair.

Os moradores do Conjunto Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, cobraram o começo da reforma dos treze prédios com graves problemas de estrutura durante audiência na Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (13). A verba para as obras de recuperação – R$ 700 milhões – foi garantida pelo Ministério das Cidades em 2010, mas a licitação para definir as empresas que vão fazer as reformas ainda não foi concluída.

A Justiça Federal já determinou que as 416 famílias devem desocupar os imóveis, mas elas se recusam a sair. “Ninguém garante para onde o pessoal vai, o auxílio moradia, a indenização. O que nós queremos é a garantia de que os prédios vão ser recuperados. Assim a gente vai sair com tranquilidade”, afirmou o presidente da Associação de Moradores da Muribeca, João Freitas. Os prédios-caixão fazem parte de um total de 340 edifícios considerados em situação crítica pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) no estado.

A Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes recorreu da decisão da justiça e pediu mais detalhes na sentença. “A Defesa Civil ainda está contestando a forma. A juíza fala de uma remoção planejada, mas não fala qual é a situação de planejamento, qual o prédio está em maior risco, qual ameaça cair imediatamente, qual pode cair em dois anos, três.  Esses com um prazo mais longo nós vamos requerer que se faça uma reestruturação sem necessitar de um trauma maior para a comunidade da Muribeca,” afirmou o secretário da Defesa Civil de Jaboatão, Cláudio Araújo Menezes.

Deputados estaduais e o Itep também cobraram mais rapidez na solução do problema. A licitação para as obras está a cargo da Secretaria das Cidades, que afirmou que a conclusão do processo será ainda neste mês. O investimento é de R$ 10 milhões de reais.

 

 

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *