Notícias

Lixo vindo de Fernando de Noronha começa a chegar ao Porto de Suape

1,8 mil toneladas de resíduos estão sendo transportados em operação. Licitação para contratar empresa de coleta e transporte está em andamento.

A primeira parte do lixo que será trazido do Arquipélago de Fernando de Noronha para o continente começou a ser descarregada nesta segunda-feira (30), no Porto de Suape, Litoral Sul de Pernambuco. Uma balsa carregada com 327 toneladas de lixo percorreu os 545 quilômetros que separam a ilha do estado para tentar dar fim às 1,8 mil toneladas de resíduos. Segundo a Administração de Fernando de Noronha, a operação de emegência, que custará R$ 2,2 milhões ao estado, está transportando um material que está se acumulando na ilha desde 2009, quando a empresa que fazia a retirada do lixo deixou de realizar o trabalho. De lá para cá, a quantidade de resíduos trazidos para o continente sempre foi menor do que a produzida.

Nesta segunda, um guindaste e 28 caminhões ajudaram a transportar os novecentos sacos cheios de lixo, chamados de “big bags”, que serão levados para um aterro sanitário em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. “É uma operação segura, tanto sem risco sanitário como sem risco ambiental”, disse Karla Baeta, coordenadora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Até o final de fevereiro, serão feitas mais duas viagens para retirar o lixo acumulado em Fernando de Noronha. Na ilha, só o lixo orgânico, que vira adubo, e o vidro, que se transforma em pó usado na construção civil, são tratados. O restante tem que seguir para o continente, já que não há aterro sanitário no arquipélago.

Related posts
Notícias

Prefeitura de Campinas abre licitação para obras em vias públicas

Obras serão direcionadas para a Avenida Suaçuna e Rua Armando Frederico Renganeschi; valor total…
Read more
Notícias

Licitação da Praça da Igreja Matriz é lançada em Anita Garibaldi

A informação foi confirmada pelo Prefeito, João Cidinei da Silva. A Prefeitura Municipal de Anita…
Read more
Notícias

Petrobras anuncia licitação para voltar a produzir petróleo no Amazonas

Companhia prevê contratação de quatro sondas terrestres para projetos na Bahia e no Amazonas. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *