Notícias

Liminar permite que Estado faça licitação de R$ 30 milhões

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo da Cunha, concedeu liminar em favor do Governo Estadual, autorizando à continuidade do Pregão Presencial 25/2015, que visa à contratação de empresa para a aquisição de alimentação para os sistemas prisional e socioeducativo, no valor de R$ 30 milhões.

O certame estava suspenso após três empresas que mantêm contratos vigentes com o Estado para fornecimento de alimentação ao sistema prisional entrarem com uma ação na Justiça, pedindo o cancelamento do procedimento licitatório.

As empresas alegaram que a administração estadual não poderia realizar pregão, uma vez que os contratos em vigência têm objeto idêntico.

No entanto, o desembargador Paulo da Cunha considerou que o pregão visa à contratação futura de uma empresa para a prestação de serviços, o que não tem o poder de causar a rescisão dos atuais contratos.

“O edital do pregão foi claro, não deixando margem para dúvida, ao descrever o seu objeto como registro de preço para futura e eventual contratação de pessoa jurídica especializada na prestação de serviços de preparo e fornecimento de alimentação”, afirmou o magistrado.

O presidente do TJ observou ainda que a orientação dos órgãos de controle externo aos administradores públicos é de que adotem todas as medidas necessárias à realização de novo processo licitatório, antes do término dos contratos que estiverem em vigência.

“A suspensão do pregão culminará em grave lesão à economia pública, por dar ensejo a contratações emergenciais, com dispensa de licitação, tendo em vista que o certame decorre de planejamento do Estado, destinado ao fornecimento de alimentação aos Sistemas Prisional e Socioeducativo, sem solução de continuidade”, afirmou Cunha, em um trecho da decisão.

Com a decisão do desembargador, o Estado poderá dar continuidade ao pregão, assim que a Procuradoria Geral for notificada da determinação judicial.

Fonte: Mídia News

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *